Da teoria à prática: desbravando o mundo financeiro por meio de uma visita ao mercado com os alunos do Piedade Kids

O Projeto de Educação Financeira do Colégio Piedade não se limita aos livros didáticos; ele se desdobra em experiências reais que propiciam o entendimento das crianças sobre o mundo das finanças. Em uma dessas vivências, a turma do 2º período participou de um passeio ao supermercado EPA sob a orientação da professora Marcela. Nessa visita pedagógica, os alunos não apenas percorreram os corredores abarrotados de produtos, mas mergulharam em um mar de aprendizado prático.

Ao analisar os rótulos dos produtos, os pequenos exploradores decifraram os segredos por trás das letras miúdas, compreendendo a importância da leitura atenta para fazer escolhas conscientes. A identificação de números nos preços não foi apenas uma questão de matemática, mas uma oportunidade de entender o valor real dos itens e praticar habilidades de cálculo mental. No caixa, o desafio de calcular o troco transformou-se em uma lição tangível sobre a importância da precisão e da paciência. E ao enfrentar a limitação de um orçamento de 12 reais, os alunos aprenderam a fazer escolhas, mas também experimentaram as complexidades emocionais envolvidas em tomar decisões financeiras.

No final, eles não apenas saíram do supermercado com sacolas de compras, mas com uma bagagem de conhecimento prático que os ajudará a navegar pelo mundo financeiro com confiança e responsabilidade. Assim, o Projeto de Educação Financeira além de preparar os alunos para a vida adulta, também os capacita a construir um futuro financeiramente consciente, um passo de cada vez.