Ensino Fundamental I – Piedade Júnior

No Ensino Fundamental I trabalhamos para que o aluno alcance uma boa concentração, capacidade de relacionar ideias e de se expressar por escrito. Investimos na arte e na cultura para a formação da sensibilidade e para o desenvolvimento da criatividade. Nas práticas esportivas, o estudante desenvolve a consciência corporal, entende seus limites físicos e exercita o trabalho em equipe

Projetos Pedagógicos

A Trilha do Tesouro do PIEDADE Júnior

Durante a Trilha do Tesouro, O PIEDADE Júnior – Ensino Fundamental I – os estudantes participam de diversas atividades que têm como fio condutor o projeto “A Trilha do Tesouro”, onde os “tesouros” encontrados durante o trilhar educacional são as aprendizagens proporcionadas pelas atividades vivenciadas e projetos do programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação, como: Leitura de Princípios, Recriança, Matemágica, Na ponta do Lápis, Circuito Literário e Jornada Literária. Com isso, desde cedo, os estudantes reconhecem a importância de valores como persistência, concentração, força de vontade e fé.

Recriança

O recreio dos alunos é um momento de diversão, além de fortalecer a autoestima e a interação entre as crianças, desenvolvendo situações de aprendizagem, amizade e cooperação. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.

Circuito Literário

Ampliação da linguagem. Tem como foco o aperfeiçoamento da leitura e da escrita. É composto de quatro subprojetos:

• Projeto de Leitura Piedade
• Jornada Literária
• Leitura de Princípios
• Na ponta do lápis

PLP

PLP – Projeto de Leitura Piedade, é um projeto de leitura QUINZENAL que inclui a realização de atividades relacionadas à leitura dos livros, que são selecionados de acordo com a faixa etária.

Jornada Literária

Anualmente, é escolhido um tema e um gênero textual a ser explorado. Durante todo o ano os alunos pesquisam sobre o tema proposto e escrevem seus textos, que serão publicados em um livro, lançado ao final do ano.

Leitura de Princípios

O Projeto Leitura de Princípios tem como objetivo promover, ao longo do ano letivo, uma reflexão crítica sobre a realidade e a formação de valores, a partir de três eixos norteadores:
• Educação Financeira; deverá ser desenvolvido durante o ano.
• Família;
• Educação Ambiental;

Na ponta do lápis

Programa sistemático de escrita e reescrita de redações com ações semanais e foco na reescrita das produções para a melhoria da proficiência para a escrita.

Matemágica

Treino de habilidades matemáticas com listas de exercícios semanais; são quase 400 questões resolvidas ao ano além das oferecidas nos dois livros e nos cadernos.

Educação Financeira

Uso consciente dos recursos financeiros.