Pastoral Vocacional

Vamos falar de vocação?

Nos tempos atuais escutamos e lemos muitos materiais falando das vocações profissionais, ou seja, uma escolha voluntária que tem a ver com as habilidade e interesses pessoais para os estudos e trabalhos. E como é importante para o adolescente e o jovem clarificar suas habilidades para a escolha no mundo do trabalho.

A vocação, no âmbito da Igreja, é uma escolha de vida que vai muito além do que podemos estudar e fazer. A vocação atinge uma esfera mais profunda da nossa vida, a esfera do ser! Sim… um ser comprometido com uma realidade que transcende! Ela acontece de formas diferentes e é singular na vida e no coração do vocacionado. O nosso primeiro chamado é à vida, Deus nos chama e nos faz viver e depois nos convida a escolher um modo de viver através das vocações: laica, matrimonial, religiosa ou sacerdotal.

A primeira característica da vocação é o chamado. Sim, embora a escolha seja pessoal, livre e espontânea há um chamado. O chamado de Deus! Deus chama seus vocacionados, um convite generoso para a realização, um voo de primeira classe para a sua melhor versão.

A segunda é a escuta. Pode parecer óbvio, mas acredite, muita gente não se preocupa em escutar esse chamado, passa despercebido. É preciso educar os ouvidos, os olhos e o coração para escutar e perceber o chamado de Deus na sua história.

A terceira é a resposta. Todo chamado carece de uma resposta, somos livres para escolher e podemos dizer sim ou não, mas é necessário proferir uma resposta. É preciso permitir a você o direito de ouvir, de pensar e responder para prosseguir a vida com uma escolha madura e consciente.

Neste ponto é muito importante um direcionamento espiritual e um aconselhamento pastoral para auxiliar no discernimento. A resposta é sua, única e exclusivamente dada por você.

A quarta característica é a perseverança. Sim quando damos uma resposta precisamos prosseguir. É uma caminhada linda, cheia de belezas e desafios! Você vai precisar de coragem para enriquecer seu caminhar e compartilhar suas vivências com as pessoas que Deus colocar em seu caminho.

Gostou desse texto, veja os tipos de vocação e se aprofunde nesse tema! Se desejar pode conversar com uma das Irmãs e aprofundar na escuta do seu chamado. Ânimo e Coragem!