Educação Infantil – Piedade Kids

Na Educação Infantil, o programa educacional é apresentado às crianças ludicamente através do Castelo do Piedade Kids.

As crianças são convidadas a entrar no Castelo e lá encontrarão os projetos e desafios que proporcionarão o seu crescimento integral – acadêmico, físico, emocional e espiritual.

PROJETO QUEM CONTA, RECONTA E FAZ DE CONTA.

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura. O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia, com tentativas feitas pelas próprias crianças. Com o projeto observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas. A contação de histórias é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado. Histórias são pontes, são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

O trabalho de pré-alfabetização desenvolvido no CNSP, tornou-se uma referência. Acompanhamos todas as fases da descoberta da escrita, desde o grafismo inicial até a construção de palavras e frases. O desenvolvimento psicomotor é trabalhado no concreto e toda produção realizada com prazer e alegria pelas crianças é apresentada no EXPOLETRA.

O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.

Na Educação Infantil, o ato de fazer coleções é uma forma lúdica de aprender os números e outros conteúdos e procedimentos matemáticos, ou seja, uma fusão entre prazer e aprendizagem significativa. Para aprender, as crianças precisam brincar com os números, refletir sobre eles e, a partir disso, construir a regularidade e organização do sistema de numeração.

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Para isso é necessário muito treino. Nesse sentido, a mesada pode atuar como um importante instrumento. O exercício do uso do dinheiro previne que a criança chegue à fase adulta cometendo impulsos, e ensina a lidar com os limites e consequências de suas escolhas.

É na aprendizagem matemática que as crianças desenvolvem diversas noções que são importantes para seu desenvolvimento para tornarem-se autônomas, capazes de pensar e resolver problemas e desenvolverem seu raciocínio lógico-matemático.

Por meio da curiosidade que a criança descobre o mundo e, por isso, os conteúdos matemáticos trabalhados, principalmente na Educação Infantil, podem ser apresentados a elas por meio de jogos, brincadeiras, músicas e desenhos. Pensando nisso, o CNSP desenvolveu esse projeto em busca da percepção matemática na Educação Infantil.

A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade na Educação Infantil se desenvolve na medida em que acreditamos que o papel do professor e da escola é proporcionar às crianças pequenas o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal.

O CNSP garante diariamente, na rotina das crianças, propostas que envolvam corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.

Inspirado em uma proposta lúdica, o projeto pretende estimular a compreensão e o conhecimento das artes sob temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras.
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças.

Na Arte, a experimentação é fundamental e ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.

É um projeto de leitura semanal realizado pela professora, que inclui a realização de atividades relacionadas à leitura de livros, que são selecionadas de acordo com a faixa etária. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros.

Em 2021, a Educação Infantil ganhou três importantes aliados Natu, Kid Ânimo e Kid Coragem!

Lucas e Bel, dois estudantes da Rede Piedade de Educação, descobrem que possuem superpoderes. Quando ativa o poder da fé, Lucas vira Kid Ânimo e distribui disposição e positividade para todos. Bel, quando ativa o poder da fé, se transforma na Kid Coragem espalhando força e autoconfiança por onde passa. Com a união de seus poderes, surge Natu para auxiliar esta dupla com a sabedoria da natureza e dos animais. Natu é um amiguinho divertido que não se sabe ao certo se é planta ou animal… Mas uma coisa é certa: este trio promete muitas aventuras e descobertas nos colégios da Rede Piedade. Vem aí, em 2021, “As Aventuras de Natu, Kid Ânimo e Kid Coragem”.

As personagens foram criadas para, também, abordar, de forma lúdica, as competências socioemocionais e os valores elencados pelo Programa A Grande Conquista, que fundamenta o fazer pedagógico de todos segmentos da Rede Piedade.