Protocolo Escola Segura

Como preparamos o retorno dos estudantes?

Aspectos sanitários 

  1. Os estudantes e responsáveis terão acesso a este protocolo e deverão segui-lo, bem como, a toda sinalização local e às orientações de professores e funcionários do Colégio.
  2. As orientações sobre as medidas preventivas da Covid-19, para toda a comunidade escolar foram discutidas e validadas por médico e infectologista.
  3. A escola é diariamente limpa, em seus espaços físicos e móveis. Utilizamos sanitizante com comprovação de efetividade contra o coronavírus e outros patógenos sem dano à saúde dos alunos ou colaboradores. 
  4. Ao longo do dia, ambientes, mobiliários, maçanetas e corrimãos e demais áreas de possível contato manual são higienizados com frequência pela equipe de limpeza do colégio.
  5. Os espaços físicos para as aulas foram readequados para:
    1. promover o distanciamento entre os alunos e professores;
    2. favorecer a livre circulação das pessoas e da ventilação do ar e 
    3. evitar o eventual contágio do vírus.
  6. Ações como portas, janelas e basculantes abertos; latas de lixos sem toque de mão; transmissão de aulas simultâneas por meio de tecnologias digitais também fazem parte do protocolo quando autorizados pelos órgãos competentes.
  7. A escola disponibilizará álcool em gel, 70%, nos ambientes de circulação.
  8. Priorizaremos a redução do lixo – um novo pensar, também sobre este aspecto se faz necessário. Orientaremos os estudantes a terem seu próprio saquinho de lixo para reduzir a necessidade de deslocar-se pelo ambiente e também para conscientizar-se sobre o quantitativo de lixo produzido diariamente.
  9. Mochilas e materiais escolares devem conter identificação grande e visível do estudante.
  10. Festas de aniversário estão suspensas temporariamente. 
  11. O uso do elevador será permitido somente em casos de necessidade comprovada e apenas a quantidade de estudantes permitida de cada vez.
  12. O colégio não responsabiliza-se pelo transporte escolar contratado pela família mas orienta que atente-se para alguns detalhes importantes:
    1. distanciamento, quantidade de crianças e ventilação dentro do veículo;
    2. uso de E.P.I.s pelos profissionais envolvidos e
    3. certificação e credenciamento profissional da empresa de transporte escolar.
  13. Os cuidados com a saúde mental seguirão tendo a atenção do Colégio com palestras, treinamentos e apoio psicológico.
  14. Todos que encontram-se nas dependências do colégio devem evitar aglomerações.
  15. Diariamente com intervalos programados, serão realizadas limpeza geral de móveis e utensílios e desinfecção das superfícies das salas de aula, refeitórios, cozinhas e demais espaços da escola (chão, corredores, cadeiras, mesas, maçanetas, teclados, mouse, aparelhos, corrimãos e equipamentos de educação física) após o uso e nos dois turnos.
  16. A higienização de tablets e aparelhos celulares deverão acontecer com frequência.

Aspectos pedagógicos

  1. Os horários de aulas e de entrada e saída poderão ser escalonados para evitar aglomerações. Qualquer alteração será informada pelo ClassApp. 
  2. Todos os segmentos preparam avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos aprendidos pelos alunos durante o período de ensino remoto. Esta ação servirá para auxiliar no ponto de partida dos planejamentos didático pedagógicos que garantirão o processo de ensino e aprendizagem no ano letivo. 
  3. O colégio proporcionará atividades educativas e comunicados sobre distanciamento, higiene individual e coletiva e, também, sobre etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar).
  4. Em todos os segmentos, haverá atividades presenciai, a fim de garantir a qualidade da aprendizagem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.
  5. As avaliações serão presenciais, conforme calendário e orientações divulgadas posteriormente via ClassApp.
  6. As aulas de Educação Física terão atividades respeitando as normas do protocolo vigente.
  7. No Ensino Médio, as aulas do turno da tarde serão presenciais.
  8. O “rodízio” de turmas, quando implementado, será feito quinzenalmente, não por dia, para um melhor controle e espaçamento, se de fato for necessário em algum momento pandêmico. 
  9. O regime especial de aulas não presenciais  não seguirá sendo oferecido,somente nos períodos autorizados pelos órgãos competentes. 
  10. Na Educação Infantil, não haverá uso de brinquedos coletivos e não será permitido trazer brinquedos de casa. O colégio oferecerá brincadeiras lúdicas, psicomotoras e recreativas – de acordo com a faixa etária e com o conteúdo trabalhado – que não ofereçam risco de contágio.

Recreios

  1. Os recreios e saídas dos alunos das salas de aulas para atividades serão em horários alternados e disponibilizados de forma dirigida e controlada, alternando entre as salas, os pátios e os diversos espaços do colégio, na medida do possível, de forma planejada e monitorada. Os detalhes serão informados oportunamente pelo ClassApp.
  2. Cada estudante deve portar a sua própria garrafinha d ‘água. Os bebedouros coletivos serão isolados.
  3. Não se recomenda o compartilhamento de objetos de uso pessoal.
  4. A cantina da escola retorna o funcionamento, seguindo as normas e protocolos sanitários, assim como disponibilizando a venda de tickets antecipada. 
  5. A utilização da máscara é obrigatória e a sua troca deve acontecer de 2h a 3h. 
  6. Contatos físicos deverão ser evitados.

Aspectos da comunicação

  1. A afetividade e o acolhimento, características marcantes de nossa escola, permanecerão evidenciadas nos olhares e gestos, sem contato físico.
  2. Nossos canais de comunicação seguem ativos para garantir o apoio pedagógico e a acolhida em todo o tempo, como os Comitês de apoio no ClassApp, por exemplo. Além do ClassApp, também comunicamos via e-mail, site e nossas redes sociais no Facebook e no Instagram.
  3. Nos diversos espaços do colégio, há informativos sobre os cuidados individuais e coletivos para preservar a saúde (placas informativas, cartazes de prevenção e cuidados de higiene pessoal, indicadores de locais para descarte de máscaras descartáveis, sinalizadores para distanciamento etc).
  4. Funcionários e professores vêm recebendo comunicados e treinamentos sobre higiene e prevenção da COVID-19.

Como proceder 

para entrar na escola?

Para ter acesso ao colégio, qualquer pessoa deverá, obrigatoriamente, estar utilizando máscara e passará pelos 3 estágios de triagem:

Estudantes deverão, também, portar seu próprio kit de higiene pessoal (lenços descartáveis, 2 máscaras extras e frasco de álcool em gel 70%) e passar pelos 3 estágios de triagem.

1º) Questionário de automonitoramento 

O estudante deverá ter seu questionário de automonitoramento respondido diariamente no ClassApp sobre seu estado fisiológico. Qualquer pessoa com sintomas de COVID-19, de gripe ou de resfriado deverá ficar em casa.

2º) Aferição da temperatura 

Cada estudante terá sua temperatura corporal aferida diariamente na entrada por meio de termômetros infravermelhos. Estudantes com estado febril, temperatura corporal a partir de 37,5º C, serão conduzidos ao local de espera e seus responsáveis contatados. Neste caso, a escola solicitará que a família faça a testagem para o Covid-19. 

3º) Higienização 

O estudante passará por tapete de descontaminação e será orientado a higienizar suas mãos e pulsos com álcool em gel 70% ou com a lavagem com água e sabão. 

Atitudes que fazem a diferença…

 

  1. Higienizar as mãos com água e sabão sempre antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
  2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca.
  3. Higienizar as mãos sempre que tocar a máscara ou a face.
  4. Aplicar a etiqueta respiratória: proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar ou recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
  5. É fundamental que as famílias e a comunidade escolar pratiquem habitualmente as medidas de prevenção.
  6. Recomenda-se a constante lavagem dos uniformes escolares diariamente. O ideal é não utilizar as roupas mais de uma vez sem lavá-las.
  7. Aos pais, é indicado deixarem seus filhos na entrada da escola, para evitar aglomeração e trânsito de pessoas dentro da escola, salvo casos especiais.
  8. Não será permitido o acesso de animais mesmo que estejam acompanhados por seus donos.
  9. Os alunos que utilizam transporte escolar, deverão ter cuidados como o uso de lenço de papel descartável e álcool em gel, e sempre que possível, sugerir que as janelas dos veículos estejam abertas.
  10. Mulheres devem evitar uso de maquiagem (sujidade da máscara e aumento da necessidade de troca).
  11. Todos devem evitar uso de adereços pois aumenta o risco de contágio.
  12. Ter máscara extra para troca sempre que necessário ou a cada 2h ou 3h. Recomenda-se levar 2 sacos, um para acondicionar as máscaras limpas e outro para as sujas.
  13. As máscaras reutilizáveis devem, antes de ser lavadas, ficar de molho por 20 min em uma solução com água (1 litro) e água sanitária (2 colheres de sopa) e, após serem lavadas com água e sabão e secas, devem ser passadas com ferro quente e acondicionadas em um saco plástico.
  14. A alimentação saudável e a prática de atividades físicas diariamente são hábitos que devem ser incentivados e praticados pela família.

  

Fontes de consulta:

  • PROTOCOLO ANEC de retorno às aulas presenciais. Arquivo em PDF. 2020. 24p.
  • Regras de Ouro do decreto 47.488/2020 – Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro
  • Medidas Preventivas da resolução SMS N.º 4.424/2020 – Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro/RJ.
  • Retorno Seguro às Escolas – Dr. Rubens Cat
  • Pareceres do Ministério da Saúde – Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus
  • Notas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  • Plano de Retomada da Cidade do Rio de Janeiro em função dos impactos da Pandemia da Covid-19 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Diretrizes nacionais para um protocolo de retorno às aulas presenciais. Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed/ MEC, junho de 2020
  • Protocolo de retomada das aulas – Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP)
  • 5 EIXOS QUE ESCOLAS DO MUNDO TODO ALINHARAM NO NOVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS – Versão 1.2
  • Coronavírus COVID-19 Informations et Recommandations Pour les eta blissements scolaires les
    Ministério da Educação da França  
  • Reopening schools when, where and how (Unesco)
    Plan para la transición hacia una nueva normalidad: guía de la fase 1
  • Ministério da Educação da Espanha
  • UNESCO – COVID-19 Resposta educacional – Nota Informativa – Setor de Educação
  • Volta às aulas após quarentena: veja 10 medidas adotadas em 8 países para a retomada do ensino (g1.com.br)
  • Nota Técnica – O retorno às aulas presenciais no contexto da Pandemia da COVID-19. Todos pela Educação – Ministério da Educação do Brasil. 
  • “How Schools are Communicating COVID-19 on Social Media” – Seminário online ao vivo sobre “Como as escolas estão se comunicando mediante o Covid-19 nas mídias sociais”, promovido pela ClassIntercom aos parceiros da Associação Nacional de Relações Públicas de Escolas dos Estados Unidos.