Ensino Fundamental II – Piedade Max

Ensino Fundamental II

 

Do 6º ao 9º ano

Através de uma proposta pedagógica respaldada em valores humanos, o Piedade Max oferece uma base sólida, promovendo no aluno o desenvolvimento das capacidades crítica e reflexiva através da implementação de projetos que contemplam competências e habilidades contidas na Lei de Diretrizes e Bases. A formação cultural, afetiva e espiritual e o enriquecimento da imaginação são algumas das habilidades promotoras do desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Fundamental II.

Modernos e multidisciplinares projetos pedagógicos específicos a cada segmento compõem o programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial educacional do Colégio Piedade. Essas são as propostas para o Ensino Fundamental II.

Entrelinhas

O Projeto de Redação ENTRELINHAS tem como objetivo auxiliar o aluno a escrever com fluência, argumentação e de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente, Visa pontuar que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, os ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Dominar esta linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.

ATLETA PIEDADE

É um projeto esportivo que tem, por objetivo, oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental. Aos estudantes é oportunizada a vivência da prática esportiva nas modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol. Com esta prática, enriquecemos a formação humana, utilizando o esporte como ferramenta no processo educacional. Por meio dos jogos, trabalhamos valores como espírito de liderança, solidariedade, atitudes positivas diante das vitórias e das derrotas, respeito às regras, socialização e resiliência e, assim, são estimuladas a prática esportiva representativa da identidade institucional nas competições estudantis.

Matemax

Este projeto tem como objetivo geral preparar os alunos do Ensino Fundamental II, para as provas das Olimpíadas de Matemática (Canguru e OBMEP), assim como despertar o interesse  pelo  raciocínio  lógico matemático. Ao aprofundar o conhecimento matemático por meio de resolução de problemas desenvolvemos nos alunos,habilidades científicos e tecnológicas de maior importância. A matemática caracteriza-se como forma de compreender e atuar no mundo.

Projeto de Orientação Profissional

É um projeto de leitura que visa à promoção de experiências positivas de leitura, ao incentivar e facilitar o acesso a uma variedade significativa de títulos e estilos literários para leitura ao longo do ano letivo. A prática e as experiências significativas favorecem a formação do hábito de leitura, o desenvolvimento do prazer de ler e a consolidação das estruturas linguísticas necessárias à interpretação crítica do mundo em suas diferentes linguagens. A leitura é uma das habilidades que estão na base da aprendizagem e, portanto, à medida que se desenvolve em agilidade, sensibilidade e possibilidade crescente de compreensão leitora, oportuniza ferramentas eficazes para todas as demais aprendizagens sociais, afetivas e cognitivas.

Orientamax

É um projeto da área da Orientação Educacional que visa ao acompanhamento dos estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental, por meio da orientação individualizada de estudos a partir das demandas observadas, com a organização da elaboração diária da agenda escolar, plano de estudos, dicas e métodos de como estudar para obter um  ótimo desempenho escolar, além da orientação oferecida aos responsáveis, juntamente com seus filhos, sobre procedimentos e desenvolvimento acadêmico.

VIDEOAULA

Aprimorando e estendendo o processo educacional, a videoaula é um valioso recurso que extrapola a relação verbal e escrita que os materiais físicos proporcionam. O vídeo pode ser acessado a qualquer momento para recuperar falas e explicações, potencializando e prolongando o processo de ensino aprendizagem, disponibilizados pela plataforma SAS.

MINI ONU

Acompanhamos diariamente as relações entre países do mundo inteiro. Muitas vezes, são polêmicas ou conflituosas e, outras vezes, tranquilas e pacíficas. Para melhor relação entre os países, foi criada em 1945 a ONU – Organização das Nações Unidas, formada por países que se reúnem voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.

Inspirado na missão da ONU, o Colégio Piedade desenvolveu o projeto ONUP – ONU Piedade – para que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pudessem, na prática, entender mais sobre alguns países e como eles se relacionam internacionalmente. A atividade proporcionou aos alunos ampliarem a capacidade de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais, além de fortalecer a importância da postura formal e a oratória. Fatores importantes para o ingresso na vida universitária e no mercado de trabalho.

PIER – Propósito, Impacto e Escolhas em Rede
Jovens impactando o mundo positivamente! 

Na Rede Piedade, os estudantes vislumbram desde cedo seu projeto de vida por meio de diversas atividades que os coloca a frente de seu propósito na vida e do impacto de suas ações em suas vidas, na dos vida dos outros e no nosso planeta, ou seja, suas atitudes são parte de uma rede. Para nomear este conjunto de atividades, criamos o projeto PIER – iniciais de Propósito, Impacto e Escolhas em Rede. A palavra também faz alusão aos piers da vida, pontos de partida e de chegada. De um pier, um barco parte rumo a sua jornada. No Novo Ensino Médio da Rede Piedade, o PIER está presente para nortear as escolhas e decisões de nossos estudantes. Compreender os impactos que minhas escolhas podem causar no mundo e o impacto do mundo em mim: assim é caminho do PIER.