Memórias escritas: projeto literário do Colégio Piedade transforma histórias dos estudantes em autênticos livros

O Colégio Piedade promoveu uma imersão literária cativante e enriquecedora para os alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental. Sob a iniciativa do projeto “Jornada Literária”, os estudantes se dedicaram à criação de livros, uma experiência única que os levou a explorar os ricos universos das suas memórias afetivas. Por meio dessa temática, cada livro refletiu o olhar singular de cada aluno sobre suas vivências.

“Cada memória escrita, nos faz vivenciar com o aluno/escritor os pilares do Piedade! Quanto carinho, quanto cuidado, quantas memórias afetivas realmente estão sendo criadas!”, declarou a família da estudante Alice.

Essa jornada interdisciplinar, além de ter cultivado a habilidade de escrever textos literários, também incorporou a arte, permitindo que os jovens compartilhassem suas histórias e as ilustrassem. O resultado dessa rica experiência foi a produção de autênticos livros físicos.

Além disso, o projeto permitiu que os alunos compartilhassem suas obras, mediante uma tarde de autógrafos no colégio, onde eles puderam trocar experiências com os colegas, professores e familiares que compareceram, transformando cada livro em um precioso registro das lembranças e da criatividade desses jovens escritores.

“Foi uma tarde sensacional, ver o meu filho participando da tarde de autógrafos da VI Jornada literária. Momento de muitas emoções, orgulho, sucesso, do nosso Marcello. Ao ler o texto produzido por ele, percebe-se que foi um momento onde ele realmente contou a sua vivência. Suas palavras demonstram sua emoção naquele dia descrito no seu texto.”, comenta Michelle, mãe do estudante Marcello.