Como cuidar do bem-estar emocional dos filhos durante a pandemia
Para ajudar os responsáveis a darem suporte afetivo aos filhos diante das mudanças impostas pela pandemia do coronavírus, a orientadora educacional do Instituto São José, unidade da Rede Piedade de Educação que fica em Sobradinho-DF, Elisângela Duarte, preparou uma lista de conselhos valiosos que ajudam a amenizar os efeitos psicológicos desse momento delicado.
- Converse – usando uma linguagem adequada a cada faixa etária, explique o que está acontecendo deixando claro que essa situação está sendo compartilhada por todas as crianças e jovens, no mundo todo, é preciso ter paciência.
- Oriente – a conscientização é um passo importante. O óbvio, nesse momento, deve ser dito e repetido. Os filhos precisam estar cientes do que deve ser feito, tanto em relação à higiene pessoal quanto a parte de cada um para evitar a contaminação. Dessa forma, eles entenderão que também estão colaborando com a saúde mundial.
- Interaja – encerrando a rotina de home office, os pais devem propor atividades prazerosas em família. Pode ser preparar coletivamente uma refeição, assistir a um filme ou série, ouvir música etc.
- Divirtam-se – é essencial que as crianças e adolescentes possam realizar atividades prazerosas, como jogar videogame, navegar pela internet, ou até mesmo andar de bicicleta e jogar bola, se as condições permitirem.
Este e outros vídeos fazem parte de uma série que a Rede Piedade de Educação está disponibilizando, com conteúdos cuidadosamente elaborados por seus profissionais de educação para esclarecer famílias acerca de questões que surgem a partir dessa realidade inédita. Os temas vão desde orientações para o melhor rendimento acadêmico em estudos autônomos, até o alívio das tensões geradas pelo distanciamento social.