Coordenadoras do Piedade explicam o desenvolvimento do trabalho pedagógico em tempos de pandemia

.

Em todo o mundo, a educação precisou se reinventar para enfrentar a pandemia. As escolas brasileiras em especial, já que o país não possui regulamentação para estudos autônomos na educação básica.  A equipe pedagógica do Piedade não perdeu tempo em  buscar soluções para garantir a evolução acadêmica de seus estudantes.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional admite que os sistemas de ensino, em situações emergenciais, realizem atividades à distância a partir do Ensino Fundamental. Entretanto, os pequenos do Piedade Kids não foram esquecidos. “As propostas estão sendo encaminhadas com o intuito de darmos sequência à nossa rotina escolar e para que as crianças continuem vivenciando situações de aprendizagem. Enviamos atividades lúdicas, de alfabetização, juntamente com um suporte oferecido pela plataforma do SAS, que nos permite manter a qualidade do ensino”, explica a coordenadora pedagógica Erika Brasil.

A coordenadora do Piedade Júnior, Alessandra Nascimento, ressalta a importância de manter a rotina escolar diária dos alunos. “Estamos trabalhando através da Plataforma SAS com videoaulas diárias que contemplam do 1º ao 5ºano. Utilizamos os Roteiros de Estudo SAS, que é um passo a passo de atividades que o aluno realizará  durante esse período, baseado no modelo de ensino a distância no qual há o uso de ferramentas digitais para aquisição do conhecimento.  Em cada capítulo, o aluno está contando com diversos Roteiros de Estudos, um para cada disciplina. Os alunos do 4º e 5º anos  têm também outras ferramentas como  Eureka e SASTV. As professoras preparam atividades complementares e videoaulas, garantindo a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento propostos para educação básica, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular BNCC. Todos os alunos contam com o plantão tira-dúvidas. Estamos nos reinventando a cada para oferecermos o melhor aos nossos estudantes.

Essas mesmas ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas para as turmas do Piedade Max. Desde o início da suspensão das aulas, toda a equipe está unindo esforços para garantir a continuidade dos estudos. “ Estamos enviando materiais para estudos individuais, propondo atividades remotas, disponibilizando videoaulas. As atividades realizadas on-line são cuidadosamente elaboradas a partir das habilidades previstas no currículo escolar e em consonância com a proposta pedagógica da escola. Reforçamos o nosso compromisso com uma educação de excelência, fundamentada em valores cristãos. Dessa forma, todas as equipes continuam trabalhando e desenvolvendo atividades pedagógicas que continuem potencializando a aprendizagem de cada um dos nossos estudantes.”, explica, Grasiella Mendes Godoy, a coordenadora do segmento.

A equipe do Piedade Vest tem concebido materiais que contribuam com essa nova forma de ensinar e aprender. Muita pesquisa, trocas entre os pares e muito aprendizado estão sendo empenhados para disponibilizar o que os educadores acreditam que, de fato, contribui para a formação do aluno. “Apresentamos semanalmente um compilado das matérias respeitando a carga horária diária e facilitando que a rotina de estudos aconteça.  Esse material produzido orienta  o aluno para se organizar e ser o protagonista dos seus estudos. Nele, indicamos os recursos disponíveis na Plataforma SAS, tendo o suporte de vídeoaulas e tarefas on-line que ajudam os estudantes a ter acesso aos resultados e perceber os pontos de atenção. Ele pode levar suas dúvidas para o professor através do ClassApp. Além desse suporte, a equipe docente prepara videoaulas, lista de atividades, produção de slides de suporte explicativos e os vídeos tira-dúvidas que complementam esse arsenal de formas de reinventar o processo de ensino-aprendizagem no ambiente virtual”, explica Kelly Cristina Leite Marques, coordenadora do Piedade Vest, que completa. “ Para de fato fazer o processo de ensino de uma maneira diferente do até então vivenciado, é necessário passar tranquilidade aos nossos alunos e familiares, a certeza de que, mesmo respeitando o distanciamento, estamos juntos, que podem contar conosco e que  tudo irá dará certo. Daqui há um tempo, poderemos contar nossas  boas experiências e ensinamentos, estando todos mais fortalecidos para ousar e fazer a diferença na educação de qualidade, na qual todos acreditamos”, finaliza.

No Instagram do colégio @colegiopiedadebh há vídeos de cada uma das coordenadoras pedagógicas com essas explicações e esclarecimentos sobre o processo avaliativo mediante o distanciamento social.