O desafio de engajar o aluno na produção escrita no regime de aulas presenciais.

Um dos maiores desafios da educação, em tempos e audiovisual, é despertar o interesse do estudante pela leitura. No Colégio Piedade, equipe pedagógica do Ensino Médio e estudantes se uniram para encontrar, juntos soluções. O resultado tem sido de muito aprendizado.

Para Denize Schneider, professora de Redação do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, escrever é mais que apenas um tipo de conhecimento. A escrita possibilita interação com os meios letrados. Ela ensina a se expressar e se posicionar, de acordo com a exigência textual de cada contexto, extrapola a sala de aula e leva à reflexão sobre o papel de cada um na sociedade. Uma boa produção textual não implica apenas no ingresso em uma boa universidade, mas, principalmente, na construção e na consolidação da cidadania.
“Com produções realizadas e enviadas pelo Google Sala de Aula, seguidas de correções e devolutivas, eu proporciono aos alunos atividades diferenciadas de produção, com os devidos ‘feedbacks’ sobre a evolução de seu processo redativo, oportunizando, assim, grandes avanços nas produções finais. A nossa certeza é de que teremos muito sucesso no ENEM, com alunos bem orientados e muito bem preparados. Rumo à redação nota 1000, já somos sucesso!”, comemora Denize.

Os estudantes conseguem perceber, na prática, como o processo tem conseguido ajudá-los. Kaique Lessa, aluno da1ª série do Piedade Vest, reconhece o seu crescimento pessoal a partir dessa estratégia. “Em relação às práticas de redação que eu estou tendo, busco ler livros e notícias, além de fazer as atividades que a professora Denize passa nas aulas. Esses hábitos me ajudam muito, pois estou enriquecendo meu vocabulário e também melhorando o meu lado criativo ao produzir as redações”, conta ele.

Para Samantha Marques, colega de turma de Kaique, as aulas do Ensino Fundamental II também foram de grande importância para o seu desenvolvimento. “Hoje eu vejo a importância que aquelas redações do Piedade Max tiveram, e a diferença que todo o aprendizado do “Projeto Redação Nota 1000” fará na hora do Enem. Escrever nas aulas de Redação tem sido uma experiência ótima e muito produtiva! Percebo meu crescimento, não só em gramática e estrutura de texto, mas também como pessoa, depois de tantos temas e debates”, diz a estudante.