Como inspirar a produção textual nas crianças em tempos de supervalorização audiovisual?

Na era do audiovisual, despertar o gosto pela leitura e escrita é um desafio constante para pais e educadores. O Colégio Piedade promove a união de ferramentas como tecnologia e histórias em quadrinhos em uma estratégia eficiente com ótimos resultados.
Em uma aula de Língua Portuguesa, a professora Isabella Lopes, propôs aos alunos do 4º ano que criassem suas próprias histórias em quadrinhos, com o objetivo de proporcionar a eles uma vivência prazerosa na produção textual. “As histórias em quadrinhos fazem parte do cotidiano de crianças e jovens, sua leitura é muito popular entre eles. Elas aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico”, explica Isabella.
Os alunos criaram seus enredo e personagens utilizando um site interativo, softwares de programas de edição de texto e exploraram os recursos multissemióticos disponíveis nesses ambientes. A proposta ganhou a simpatia dos alunos, que não pouparam elogios.
“Adorei conhecer o site CANVA, fiz diversas histórias”, conta Maria Clara Gomes. Já Chiara Cruz gostou tanto da atividade que avançou no projeto. “Além de várias histórias eu também fiz um vídeo para homenagear minha autora favorita. Aprendi muito com essa experiência”, relata ela.