Combustível para o conhecimento: experimento químico desperta a curiosidade dos alunos no Colégio Piedade

Na 2ª Série do Colégio Piedade, os alunos da professora Talita realizaram um instigante experimento químico: o teste de adulteração da gasolina. Seu objetivo era claro – verificar se as amostras coletadas nos postos da região da platina atendiam às normas brasileiras de quantidade de álcool na gasolina. Usando o método de extração por solvente, eles separaram a mistura de gasolina e álcool, revelando a quantidade de álcool em cada amostra. O resultado foi positivo: todas as amostras estavam dentro dos padrões legais, mostrando a qualidade do combustível.

Além de proporcionar uma compreensão prática dos conceitos químicos, a atividade ressaltou a importância das normas de segurança e qualidade dos produtos, e destacou o papel da química na avaliação e garantia da integridade dos recursos utilizados no cotidiano. O experimento despertou a curiosidade dos alunos e os sensibilizou para o impacto social e ambiental de suas descobertas, promovendo uma educação mais engajada.