Nas asas do conhecimento: desvendando o enigma por trás das penas das aves no Colégio Piedade

Numa animada aula de ciências, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram desafiados pela professora Melissa Alvarenga a responder à intrigante pergunta: “Por que as aves não se molham?”. Na sala de aula, a curiosidade foi o motor para uma experiência científica, levando os estudantes a desvendar o mistério por trás das penas impermeáveis das aves.

Por meio dessa temática da aula, os pequenos cientistas descobriram que as aves têm uma estratégia inteligente para evitar que suas penas fiquem encharcadas. A glândula uropigiana, localizada sob a cauda e próxima à cloaca, é responsável por produzir um óleo. Os alunos aprenderam que as aves usam seus bicos para pressionar a glândula, extraindo o óleo, que é, então, habilmente espalhado sobre as penas. Essa lição prática deixou claro o motivo pelo qual as aves conseguem manter-se secas mesmo em dias chuvosos, revelando um fascinante aspecto da natureza que encantou os jovens aprendizes.