Protocolo Escola Segura da Rede Piedade de Educação conquista prêmio internacional

Em 2020, logo após o início das restrições em função da pandemia, a Rede Piedade de Educação produziu seu Protocolo Escola Segura, um amplo e diversificado plano envolvendo estudos, vídeos, cartazes, placas, sinalizações, adesivos, treinamentos e até lives.

A identidade visual que alinhou todo este plano foi premiada pela NSPRA – National School Public Relations Association (Associação Norte-americana de Relações Públicas de Escolas) durante a 42ª edição anual do Prêmio de Excelência em Publicações e Mídias Digitais de Escolas.

Cartazes, placas de sinalização, adesivos, diagramação, apresentações digitais, enfim, toda a comunicação visual do Protocolo Escola Segura concorreu com cerca de 900 trabalhos de escolas inscritos pelos relações-públicas no prêmio anual norte-americano e foi avaliada por profissionais da área de cada uma das categorias. A identidade visual do material figurou entre os trabalhos campeões na categoria “Branding/Image Package” alcançando o prêmio EXCELLENCE, equivalente ao primeiro colocado, e teve o design desenvolvido pelo relações-públicas José Alessandro, assessor de comunicação da Rede Piedade de Educação.

Em meio a um momento tão delicado como está sendo a pandemia, é de suma importância criar estratégias de comunicação claras e alinhadas que conduzam os públicos envolvidos a compreenderem como proceder frente aos novos hábitos. Distanciamento, uso de máscaras, novos horários, sanitização etc., tudo precisa ser comunicado com unidade e a criação do selo Escola Segura foi uma das estratégias visuais criadas pela equipe e adotadas pelas escolas da Rede Piedade.

A NSPRA, associação que confere o prêmio, reúne, desde 1935, os profissionais de relações públicas que trabalham em escolas nos Estados Unidos. Desde 2009, José Alessandro participa de encontros, seminários e eventos da NSPRA. Em 2019, esteve pessoalmente em Washington para receber outros dois prêmios e participar do Seminário Anual – cinco dias com workshops, palestras e encontros voltados para a área de comunicação e marketing de escolas. Atualmente, o assessor faz parte do grupo de relações-públicas associados e mantem contato com projetos, iniciativas e atividades de ponta desenvolvidas pelos colegas que vivem o mesmo dia a dia.