Atividade sobre alimentação saudável aplica cultura maker na prática

O momento de distanciamento social vivenciado no mundo desde 2020 vem fazendo com que os estudantes tornem-se, cada vez mais, protagonistas em sua educação. Vivenciando parte de suas atividades de forma autônoma, a confecção de uma salada de frutas é também uma prática da Cultura Maker.

De acordo com o site Desafios da Educação, o método conhecido como Cultura Maker é um dos conceitos quem bem se aliam a esta realidade atual. É um movimento – anterior à pandemia – de incentivo à criação de instrumentos para aplicação própria, usando a criatividade e produtos já em seu poder para isso, explica o portal. Em outras palavras, é colocar as mãos na massa para desenvolver ideias na prática, uma extensão do “faça você mesmo”.

No Colégio Piedade, após estudarem sobre os hábitos saudáveis de alimentação, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental receberam a tarefa de fazerem sua própria Fruit Salad e produzirem vídeos para compartilhar com a turma sua experiência. Além dos hábitos relacionados à saúde, o vocabulário relacionado às frutas e à alimentação saudável também foram abordagens feitas na aula.

Segundo Andréa Lobato, professora do 2º ano, é gratificante poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos de uma perspectiva diferente. “Temos as famílias estimulando e desenvolvendo a criatividade, a proatividade, a comunicação, a autonomia, além de fortalecer e estreitar os vínculos familiares em um momento tão delicado que estamos vivenciando”, relata  Andréa.

 

 

 

 

A GRANDE CONQUISTA!

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

Notícias mensais