No Colégio Piedade, as mães são musas inspiradoras!

A originalidade deu o tom nas homenagens que os estudantes do 5º ano do Colégio Piedade prestaram às suas figuras maternas. Em vez de escreverem tradicionais cartões, eles foram desafiados a criar poemas concretos para externar seu amor e gratidão.

A proposta trabalhou as possibilidades de comunicação de forma ampla, tanto em seu aspecto socioemocional, quanto como transmissão de mensagem oral e escrita nas aulas de Língua Portuguesa. A relevância que a figura materna tem na vida dos estudantes foi um dos elementos que ajudou a promover o engajamento e protagonismo dos participantes. A experiência possibilitou o conhecimento e apreciação desse estilo poético vanguardista e a identificação do efeito de sentido produzido pelo uso de recursos gráfico-visuais paralelamente à gestão das emoções.

Para os alunos, essa foi uma prática criativa e agradável. “Achei divertido fazer o poema visual para minha mãe, pois foi diferente de todos os anos”, relatou Thiago. Gabriela também gostou da prática.”Achei bem interessante criar o poema, fazer o desenho e passar por cima e em uma imagem passar tudo aquilo que eu imaginei. Procurei palavras que rimavam e ao passar para o papel foi bem legal”, contou ela. Pensei em algo bonito para homenagear minha mãe e o poema visual é um gênero legal”, finalizou Amanda.