Games e conteúdos didáticos,uma dupla perfeita!

A gamificação é uma proposta de Metodologia Ativa que se apresenta como um elemento educativo essencial no século XXI. No Colégio Piedade, essa prática está a pleno vapor, impulsionando diversas e multidisciplinares construções de saberes.

Criado por um design japonês em 1980, ainda hoje o Pac-Man é um dos personagens mais populares do mundo dos games e marcou a história com sua influência. No Colégio Piedade, o famoso personagem foi a ferramenta usada pela professora de Biologia, Thaiane, para impulsionar, nos estudantes do 7º ano, a fixação do conteúdo sobre o Reino Monera, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

A docente também utilizou a tecnologia virtual para que os alunos do 8º ano conseguissem entender, de forma muito clara, como funciona a Seleção Natural, mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local. Graças a essa tecnologia, eles puderam observar as influências do meio para o sucesso, ou não, de uma espécie de coelho.

Além de engajar os alunos nos processos de ensino e aprendizagem, tornando-o mais atrativo, a atividade gamificada melhora a capacidade de memorização, desenvolve e dá autonomia para o estudante, estimula o trabalho em equipe e aumenta o foco e a concentração.