Museu também é lugar de brinquedo!

Uma visita ao museu pode ter efeitos tão benéficos que duram a vida inteira. Ela alimenta a imaginação, atiça a curiosidade e abre portas para o conhecimento de fatos e objetos que os estudantes sequer desconfiavam existir. Numa atividade que contempla a Mostra Cultural 2019, cujo tema é o Sorriso em Pauta, o Colégio Piedade levou os alunos do 3º ano para uma inesquecível aula de campo no Museu dos Brinquedos.

“Além de ampliar os conhecimentos das crianças, estamos trabalhando ferramentas associadas ao sorriso, temática da nossa Mostra Cultural. Os brinquedos, associados ao resgate de sua história, formam a combinação ideal para um estudo rico e muito divertido”, explica a professora da turma, Nádia Vilela.

De maneira dinâmica e interativa, as crianças exploraram o acervo do museu, que conta com objetos raros e muito curiosos como um gramofone de 1890, uma bonequinha de 1915, uma vitrola a corda de 1930 e uma caixinha de música de 1945.  Elas também conheceram a história da vovó Luiza, idealizadora do espaço. Os estudantes participaram de oficinas que resgatam brincadeiras antigas e construíram seu próprio brinquedo, experimentando a realidade das crianças do passado e dos povos indígenas. Foi um momento de vivências especiais e muito aprendizado para o grupo.

O Museu dos Brinquedos foi inaugurado em outubro de 2006, mas existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período, foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com a morte de Luiza, em 2000, a família deu prosseguimento ao projeto e criou o Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer.

A atividade está em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular, incentivar o aprendizado ativo, a construção de um repertório cultural e pensamento científico, crítico e criativo.

A GRANDE CONQUISTA!

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

Notícias mensais