Culinária, uma aula saborosa!

Uma parceria entre quadro, lápis, cadernos, utensílios e ingredientes. A culinária, protagonista na TV e nas redes sociais, é também uma eficiente estratégia pedagógica. No Colégio Piedade, ela foi um gostoso instrumento utilizado pelos educandos do 1º ano do Ensino Fundamental para múltiplas aprendizagens.

No estudo de alguns gêneros textuais, as receitas chamaram atenção especial dos alunos. Eles observaram o modo de escrita específico desse tipo, que abrange ingredientes e modo de preparo, e trouxeram algumas indicações das famílias. “Assim, desenvolvemos as habilidades de escrita autônoma e compartilhada, além da composição textual”, explica a professora Nathália Teixeira que, então, decidiu fazer um pãozinho com a turma.

Durante o processo, foram contextualizados conteúdos de matemática, como os números e quantidades referentes aos ingredientes, o que gerou o reconhecimento e contagem dos números no cotidiano.

Finalizando essa deliciosa experiência, cada aluno foi convidado a fazer seu próprio pãozinho, colocando, literalmente, a mão na massa, trabalhando a coordenação motora fina e a socialização. “As crianças ficaram muito atentas às quantidades colocadas de cada ingrediente e toda a mistura feita. Eles adoraram a experiência e pediram até para levar um pãozinho para os pais provarem. Foi sucesso total”, relata a professora.