Consumo consciente e ecologia são temas de uma aula diferente.

O lixo é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade de consumo. Seu impacto no meio ambiente é capaz de causar danos irreversíveis. O Colégio Piedade trabalha para conscientizar seus estudantes, formando cidadãos que sejam preocupados com a questão ecológica e os problemas que lhe são associados.

“A sociedade precisa de pessoas que tenham conhecimentos, atitudes e motivações para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos”, explica a professora Melissa Cristina Alvarenga Ribeiro, do 2º ano do Ensino Fundamental. A docente preparou uma “surpresa” com a ideia de impactar as crianças sobre o tamanho desse problema.

Ao entrar na sala de aula, a turma se deparou com embalagens e outros descartes espalhados. A reação foi imediata. Os alunos se assustaram e ficaram indignados com tamanha bagunça. Muitos disseram que estava errado encontrar a sala daquele jeito.

Era exatamente o que a professora esperava. Em seguida, ela formou uma roda de conversa, onde um debate provocou a reflexão sobre o que deve ser feito com as sobras do que se consome, o impacto delas no meio ambiente e a ameaça que representam para todas as formas de vida que habitam no planeta. Melissa  questionou a turma sobre a responsabilidade que cada um deve ter com o lixo que produz.

“Os próprios alunos, a partir da conversa, chegaram à conclusão de que a poluição do ambiente causa sérios problemas, é uma ameaça à saúde e à continuidade da vida. A partir daí, surgiram muitas propostas coletivas para um consumo mais consciente”, explica a docente.

Depois da conversa foi a hora de cada um fazer sua parte. Foram distribuídos alguns sacos para os alunos recolherem os descartes e deixarem a sala como sempre encontram. A reutilização e criação de soluções a partir de recursos tecnológicos para o descarte adequado são previstas na nova Base Nacional Comum Curricular, que incentiva atitudes e atividades sustentáveis.