Aplicar na prática os conhecimentos aprendidos na teoria é uma fórmula de sucesso para a aprendizagem. O colégio Piedade convidou os alunos do sexto ano a uma experiência, na aula de Química, que envolveu os tipos de misturas e a diferença entre interpretações baseadas no senso comum e interpretações científicas.
O conhecimento proveniente do senso comum é mais básico, pois é constituído a partir das experiências de vida, sendo uma das formas mais evidentes de influência de tradições e ideias de gerações anteriores. Entretanto, possui pontos negativos, pois pode originar o prolongamento de crenças infundadas e meias verdades. O conhecimento científico é uma continuação do senso comum, pois é por meio dele que se investe em pesquisas para comprovar ou desmentir fatos que são baseados no senso comum.
Munidos dessas informações, os estudantes partiram para o laboratório. A atividade consistiu em confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas; analisar e interpretar fenômenos; e construir argumentos acerca dos fenômenos químicos envolvendo as misturas. Para isso, os pequenos cientistas montaram todos os sistemas a serem analisados e, criticamente, perceberam como a química está presente em nosso dia a dia!