Literatura e Educação Financeira proporcionando múltiplos saberes

Quem disse que dinheiro não é coisa de criança? No Colégio Piedade, a relação com o dinheiro é trabalhada de forma interdisciplinar desde muito cedo, como forma de conscientizar sobre o consumo e vida financeira saudável. Por meio da união dos projetos “Projeto Leitura de Princípios” e “Educação Financeira”, a turma do 1° ano conheceu as irmãs Maria e Helena, personagens do livro A Economia de Maria, de Telma Guimarães, para entender a importância de saber como gastar.

A obra conta a história de duas irmãs gêmeas que agem de formas bem diferentes quando o assunto é dinheiro. A professora Alessandra Silva surpreendeu e encantou os estudantes “dando vida” às gêmeas. Em forma de bonecas, elas foram ainda mais relevantes na consolidação de valores como a relevância de economizar, saber tomar boas decisões na hora de gastar e valorizar o outro.

“A presença das personagens Maria e Helena durante a execução das atividades do projeto ajudou as crianças a terem maior interação, fortalecendo os vínculos afetivos e ampliando a ludicidade”, explica Alessandra.