O processo de alfabetização começa desde cedo no Piedade!

No Colégio Nossa Senhora da Piedade, as letras fazem parte do dia a dia nos trabalhos da Educação Infantil! Durante todo o ano, a turma do 1º Período realizou diversas atividades de pré-alfabetização por meio do Projeto Expoletra, brincando, cantando, ouvindo histórias, decodificando o som das letras e, principalmente, fazendo as escritas mediada e espontânea, construindo frases e textos coletivos. Para nortear a atividade, foi utilizado o livro “Cada Letra Uma Aventura”, da autora Marilene Godinho. Após ouvir a história, cada criança tirou uma letra sorteada, a identificou, sugeriu uma palavra iniciada com ela e, com ajuda da professora Natália Ferreira, registrou-a.

Por meio do Projeto Expoletra, referência na pré-alfabetização, é despertado nas crianças o interesse pelo alfabeto desde o Maternal, por meio de atividades lúdicas que incentivam o registro espontâneo e o conhecimento da representação da letra de forma processual: reconhecendo símbolos, nomes, sons, grafismos, fazendo registros de escrita espontânea e dirigida até chegar à construção de palavras, frases, textos, etc.

A professora Natalia Ferreira, do 1º período do Piedade Kids, contou mais sobre como foram as atividades durante o ano: “Posso dizer que vivemos momentos de muito aprendizado durante as aulas, e aproveito para citar uma frase da finalização do livro temático da atividade, que reflete todo processo vivido pelas crianças ‘Cada letra é uma chave a rodar na fechadura, abrindo a porta encantada do castelo da leitura’. Essa frase foi a minha inspiração para todo o projeto!”, disse ela.

 

A GRANDE CONQUISTA!

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

Notícias mensais