Explorando o alfabeto por meio dos livros: uma jornada de aprendizado tátil e divertido no Colégio Piedade

No processo de alfabetização da turma do 1º ano do Piedade Júnior, crianças de diferentes estágios de aprendizado exploram o universo das letras por meio do livro “Deu à Zebra no ABC”, de Fernando Villela. Uma obra literária que explora o alfabeto pelo universo dos animais. Selecionando seis palavras do “Banco de Palavras”, a professora guia os alunos em atividades que abrangem a identificação da letra inicial e final, a escrita completa da palavra, a quantidade de letras e também a separação em sílabas, utilizando para isso, um alfabeto móvel de material plástico, proporcionando para as crianças uma experiência tátil e enriquecedora.

Os alunos, em grupos com hipóteses silábicas semelhantes, participam de ditados, colaborando uns com os outros e registrando sua jornada de aprendizado em seus cadernos. Esta abordagem dinâmica e participativa, além de fortalecer as habilidades de escrita, também promove uma atmosfera de colaboração e apoio mútuo entre as crianças, tornando o processo de alfabetização uma experiência rica e prazerosa.

✏️ Venha descobrir o encanto da aprendizagem significativa! 📚 Agende uma visita ao Colégio Piedade e vivencie momentos de aprendizado e descoberta para seu filho. Matricule-o em nossa escola e faça parte dessa jornada de educação de excelência!