Projeto de Leitura Piedade: conexões entre gerações e histórias

No cenário acolhedor do Colégio Piedade, um momento especial ocorreu quando Giuseppe, um aluno do 5° ano sob a orientação da professora Isabella, trouxe sua querida “Nona” para enriquecer o Projeto de Leitura Piedade. Com o livro “Meu avô italiano”, ele se sentiu à vontade para compartilhar a vida ao lado de sua avó, que imigrou para o Brasil quando ainda era criança. Isso deu origem a uma envolvente roda de conversa, na qual os estudantes da turma se envolveram profundamente com as histórias e vivências compartilhadas pela Nona.

Durante esse encontro especial, a avó de Giuseppe compartilhou sua trajetória de vida, incluindo sua carreira de ensinar italiano aos brasileiros, além de destacar as diferenças entre as brincadeiras e o estilo de vida na Itália e no Brasil. Um toque ainda mais especial foi o fato de a Nona ter estudado no próprio Colégio Piedade quando chegou da Itália e ter continuado a tradição ao matricular seus filhos e netos na escola, compartilhando assim o caloroso ambiente que ela própria experimentou.

A turma do 5º ano se despediu desse encontro com um sentimento de gratidão, sabendo que haviam vivido uma aula de história única, e Giuseppe expressou que foi um dos dias mais felizes de sua vida por ter compartilhado sua história e apresentado sua amada avó aos colegas de classe.