Porque manter a criança da Educação Infantil é fundamental

Um dos impactos da pandemia foi afastar muitas crianças do ambiente escolar na Educação Infantil, em consequência da necessidade de distanciamento social e adoção do ensino remoto. O Colégio Piedade vem trabalhando para conscientizar os responsáveis quanto aos prejuízos pedagógicos que esse afastamento pode causar nos estudantes, sobretudo na alfabetização.

“Trata-se de uma fase imprescindível no desenvolvimento pedagógico, pois nela as crianças dão os primeiros passos no processo de aquisição da leitura e escrita, que vai se consolidar no 1º ano do Ensino Fundamental I. A ausência nessas séries da Educação Infantil pode comprometer a alfabetização”, explica a coordenadora do segmento, Erika Brasil.

A professora Cristina Jacobi ressalta também a importância da participação em atividades dirigidas que ajudem os pequenos a ampliarem suas relações interpessoais e expressarem suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, ajudando na manutenção da saúde mental.  “A educação é direito. Manter as crianças em contato com a escola, seus colegas e a professora, construindo conhecimento com a participação ativa das famílias, fará uma grande diferença para a capacidade cognitiva, motora, emocional, afetiva e de aprendizado delas, especialmente nesse cenário de tantas perdas e incertezas como o que vivemos na pandemia”, conclui ela.