Você conhece a comunicação inclusiva?

Reconhecer que as pessoas exprimem-se de modos variados e encorajar o uso de recursos comunicacionais diferentes é uma temática tão relevante para a sociedade moderna que já faz parte dos diferenciais de mercado de grandes corporações. No Colégio Piedade, os estudantes entram em contato, desde cedo, com as formas de comunicação verbais e não verbais, ampliando suas possibilidades de expressão e interação social.
Em uma aula ao vivo diferente e divertida, as crianças do 2° Período receberam uma convidada especial, a intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, Thabata Cunha Matta Machado. Ela explicou para os alunos o que é essa linguagem, suas curiosidades, apresentou o alfabeto e alguns sinais de cumprimentos e saudações.
Além de possibilitar às crianças ouvintes o aprendizado de uma segunda língua, a experiência também ajudou a desenvolver a empatia e mostrar que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Ter noções de Libras abre as possibilidades de comunicação com pessoas deficientes auditivas, promovendo a inclusão e a interação e combatendo o preconceito”, explica a professora Alessandra Silva.