Brincadeiras ajudam no desenvolvimento do vocabulário?

Os benefícios das brincadeiras pedagógicas não se limitam à socialização, criatividade e desenvolvimento físico. Elas também favorecem a expressão verbal. No Piedade Kids, a professora Alessandra Miguel escolheu o tradicional trava-línguas para propor um desafio às crianças do 2º período.
Em uma videoaula, ela explicou sobre esse gênero textual de caráter lúdico e divertido. Os pequenos estudantes conheceram e compreenderam o trava-línguas identificando semelhanças entre os sons, relacionando elementos sonoros com representação escrita e desenvolvendo a oralidade. Depois, cada criança foi convidada a fazer um pequeno vídeo recitando um trava – língua da sua escolha.
Dessa forma, elas desenvolveram a capacidade de inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, de recontar histórias ouvidas e de planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
“ A atividade estimulou a oralidade, ludicidade e a curiosidade das crianças. Eles querem saber sobre tudo, e não é diferente quando se trata da composição das palavras. Por meio da brincadeira, os pequenos comparam sons, descobrem regularidades da escrita, divertem-se com as rimas, compõem palavras. Enfim, aproximam-se do sistema alfabético de maneira prazerosa, tornando a linguagem escrita mais uma fonte de interesse e de aprendizagem”, explica Alessandra.