Um passeio pelas ruas do entorno do colégio pode parecer uma atividade de cunho recreativo. No Colégio Piedade, a caminhada auxiliou a turma do 3º ano do Piedade Júnior na construção de conhecimentos acerca de aspectos culturais e urbanísticos, ajudando os estudantes a entender que as paisagens, naturais ou construídas, são um processo de construção do lugar que as pessoas ocupam e que está continuamente em transformação.
Em sala, os alunos desenvolveram um trabalho no qual puderam observar fotos e vídeos com o antes e o depois da vizinhança do colégio. Durante o percurso, eles identificaram, pessoalmente, essas mudanças ocorridas ao longo dos anos. Os contrastes entre as arquiteturas antigas e modernas, as mudanças sofridas pelas casas e o aumento na movimentação das ruas e a identificação do nome de várias delas também foram objetos de observação e estudo.
Além de ajudar os estudantes a identificarem essas mudanças e diferenças, a atividade também aguça neles o sentimento de pertencimento à comunidade, mostrando a importância do cuidado e valorização dos espaços que habitam e frequentam.