A Alegria da Fazenda

Personagens que povoam o imaginário infantil, constantes em  desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos, os animais, seus hábitos, diferenças e curiosidades motivaram o projeto “A alegria da fazenda”. A ideia surgiu a partir do interesse dos alunos do Maternal III pelos bichos, que constantemente traziam para o ambiente escolar relatos de experiências em sítios e fazendas.

O seriado infantil nacional Cocoricó foi utilizado para tornar mais significativo o aprendizado acerca do universo rural. As aventuras de Júlio e sua turma ilustraram a vida na fazenda e o trabalho com temas diversificados como os cuidados com o meio ambiente e com os animais, alimentação saudável, diversidade, valores, amizade, entre outros.

O projeto possibilitou que as crianças aprendessem e desenvolvessem as habilidades e conteúdos relacionados aos cinco campos de experiências estabelecidos pela BNCC. Por meio de aprendizagens significativas relacionadas a um tema de total interesse deles, os pequenos estudantes se sentem ainda mais motivadas para aprender.