Matemática criativa

Atividades interdisciplinares ajudaram os alunos do 4º ano do Piedade Júnior  a organizarem a “Feira das Grandezas e medidas”, experiência que proporcionou múltiplas e divertidas aprendizagens. A partir do conteúdo matemático, eles foram estimulados a desenvolverem competências fundamentais, como a resolução de situações-problema do cotidiano, praticando a leitura e a escrita.

Os alunos se dividiram em grupos para criarem as barracas da feira. Elas deveriam ter  nomes criativos e um slogan, ferramenta usada pelo mercado para gerar identificação e chamar atenção. A prática do escambo, que consiste na troca de mercadorias sem uso do dinheiro e surgiu na pré-história junto com as primeiras práticas de  agricultura e agropecuária, também fez parte do desafio.

A aluna  Maria Cecília, 9 anos, aprovou a experiência  “Participar dessa atividade, foi ótimo,  aprendi a fazer slogan e a usar as unidades de medida”, comentou.