Colégio Piedade trabalha a educação no trânsito.

Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, alerta a Organização Mundial da Saúde, OMS. Eles são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. O Colégio Nossa Senhora da Piedade acredita que o trânsito é uma questão que deve ser debatida diariamente com a comunidade escolar e trabalha uma campanha educativa de cunho preventivo.

Recursos como vídeos, debates e atividades de educação no trânsito foram utilizados para abordar o tema com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, explorando formas de contribuições efetivas para a redução dos acidentes e na preservação da vida.

“Estamos alertando os pequenos cidadãos sobre a importância, na prática, do bom relacionamento de todos que fazem parte do trânsito. Através dos debates, estudantes são estimulados a acharem soluções para essa questão, protagonizando o processo e ensino aprendizagem”, explica a professora Melissa Alvarenga.

“Para que o seja seguro é preciso atravessar na faixa de pedestre” concluíram os alunos sobe uma das medidas que reduziriam os acidentes. A ação está consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular, que prevê que os alunos devem compreender a importância de ser um cidadão ético e saber cumprir seus deveres para, assim, cobrar seus direitos nas situações cotidianas.