A importância da luz para a visão.

As aulas experimentais são uma alternativa significativa no ensino, ferramenta importante na construção do conhecimento que  desperta o interesse nos alunos. O Colégio Piedade investe nessa prática em todos os seus segmentos como forma de assegurar uma aprendizagem relevante aos seus estudantes.

O laboratório do colégio foi palco para a turma do 3º ano do Ensino Fundamental vivenciar experimentos que permitiram a verificação e a compreensão da importância da luz para possibilitar a visão. Os estudantes construíram suas teorias questionando, fazendo deduções, levantando hipóteses, testando essas hipóteses e elaborando conclusões, passos básicos do conhecimento científico.

“Essa prática permite que o aluno entenda de forma real o conteúdo em estudo. De acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular, as instituições de ensino devem estimular a inclusão de mais investigação no processo de aprendizagem e o trabalho com letramento científico, ações que já fazem parte da proposta pedagógica e do cotidiano do Colégio Piedade”, explica a professora da turma, Nádia Marques Fonseca Vilela.

A experiência no laboratório ajudou os estudantes a concluírem que, como já estão acostumados a enxergar os objetos iluminados, não percebem que a visão está totalmente relacionada à luz. Ou seja, só é possível enxergar algo pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até os olhos, como testado e comprovado nesta aula.