Orientação Profissional e Ensino Religioso são tema de encontro de educadores da Rede Piedade de Educação

Em março, o Colégio Piedade recebeu professores, coordenadores e gestores da Rede Piedade de Educação para uma das reuniões de capacitação das equipes pedagógicas de todos os colégios que compõem a rede. O encontro promoveu a discussão e o aperfeiçoamento do Projeto Educacional de Ensino Religioso e do Projeto de Orientação Profissional – POP, que integram o programa A Grande Conquista, que fundamenta o fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação.

Professora do INSP do Rio de Janeiro, Julieni Correia, palestrou sobre os conteúdos e metas do Ensino Religioso e sobre a importância da disciplina no autoconhecimento dos educandos. Característica primordial para o Projeto de Orientação Profissional do Ensino Fundamental ao Médio.

Superiora da Congregação e diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade Belo Horizonte, Madre Teresa Cristina Leite, promoveu um momento de reflexão e renovação, estabelecendo relações entre comunidade escolar, religião e o mundo contemporâneo.

Com o POP – Projeto de Orientação Profissional, a Rede Piedade de Educação auxilia os alunos em um dos maiores dilemas dos concluintes do Ensino Médio: escolha profissional.

O momento, que costuma ser angustiante por suscitar diversas dúvidas como a realização pessoal e a valorização pelo mercado de trabalho, é apresentado aos estudantes desde o 5º ano do Piedade Júnior, onde são orientados a conhecer um pouco mais de si para que, no futuro, a escolha profissional seja feita de maneira consciente. No PiedadeMAX, são aplicados métodos que aguçam a curiosidade por conhecimentos pessoais que podem potencializar as escolhas. E, no PiedadeVest, programas específicos voltados à aptidão profissional são apresentados aos estudantes com a proposta de auxiliar e capacitar para os exames de acesso ao ensino superior.

A equipe apresentou a matriz piloto para a aplicação das propostas do projeto por meio de cartilhas, que possui modelos simples, no quais coordenadores e professores podem desenvolver aos alunos, e outros que aprofundam as informações e estabelecem resultados muito próximos à aptidão profissional.

Os encontros de formação e capacitação dos profissionais da Rede Piedade de Educação são fundamentais para proporcionar o compartilhamento de conhecimento mais próximo das vivências de cada escola, o que colabora para o crescimento e aprimoramento dos projetos.