Alunos ensinam e aprendem, uns com os outros, contando histórias.

A contação de histórias é uma das práticas mais remotas que se tem registro na humanidade.  Desde que desenvolveu as habilidades de comunicação e  fala, o ser humano conta histórias, proporcionando momentos de união, confraternização, trocas de experiências, despertar da imaginação, das emoções e do interesse.  Ouvir uma história e/ou contá-la é uma forma de preservar as culturas, os valores e compartilhar o conhecimento. No Colégio Piedade, a atividade é utilizada também como uma maneira de estimular a linguagem oral.

Oportunizando um momento de troca, aprendizado e dinamismo com a turma do 5º ano, os alunos Alanis Soares Silva e Samuel Alves Ribeiro foram convidados a contar algumas de suas histórias preferidas.  Na roda, os estudantes demonstraram domínio e conhecimento das narrativas, contadas de maneiras diferentes e com muita riqueza de detalhes.

Os ouvintes, muito atentos, fizeram perguntas aos colegas depois das apresentações, o que deu um caráter interativo à atividade, que está prevista para se repetir com regularidade ao longo de todo o ano letivo e com a participação de todos os alunos.

“Estimulamos nossos alunos a utilizarem as diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital – para se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos que levam ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação, de acordo com as orientações da nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular”, explica a gestora escolar, Isabela Toledo.