A Grande Conquista

A Grande Conquista é o programa que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação

Inspirado no refrão do nosso hino, ele deixa clara em quatro eixos de atuação, a Missão Educacional.

Educar-se com amor

Depois servir, é nossa grande missão

Crer no Cristo Redentor

E construir um mundo mais irmão.

O primeiro eixo do programa A GRANDE CONQUISTA é “Educar-se com amor”. Educar-se com amor é SER ser-humano em sua plenitude. A felicidade vem das realizações. Qual a SUA grande conquista, qual a sua grande realização? Você já parou para pensar nisso? É aí que mora a tal felicidade: na realização. E o passo inicial para as realizações é o autoconhecimento e o amor. O amor à vida como um todo, ao próximo como hábito e o amor a si próprio como necessidade.

Cultivamos talentos, potencializamos pontos fortes… e assim nasce a autoconfiança, grande combustível para esta jornada. Educar com amor é isso… é incentivar desde cedo. É construir o ser e administrar o ter. Educar com amor é ter a certeza de que se deixará um legado, de que alguém fará a diferença na multidão.

Depois de educar com amor, o próximo eixo de atuação do programa A GRANDE CONQUISTA é servir. “Servir: esta é nossa grande missão”, diz o hino. E saber cuidar com ternura e firmeza juntas é a origem do nosso servir. Muita gente está se habituando a compartilhar sem partilhar, a curtir sem gostar, a publicar sem consequências. Ensinar a servir é ensinar a ser útil, sob todos os aspectos. É compreender que o mundo precisa de quem partilha ação! Servir é pensar na sustentabilidade e agir, é pensar no cuidado com a vida e agir, é pensar na natureza e nos animais e agir, é ter sensibilidade para o belo e gerar ainda mais beleza!

Impossível falar de grandes conquistas e não falar de fé. O refrão nos diz: “Crer no Cristo Redentor”, e esse é o terceiro eixo do nosso Programa. Ter fé é ter força! Ter fé, mesmo frente aos desafios que a vida nos impõe, é não ter medo do impossível. E quem tem essa coragem, quem crê, cultiva também a paz como lema: essa é a sabedoria da fé! A sabedoria da fé transcende e complementa a sabedoria dos números e das letras. Ela ensina a meditar, a orar, a silenciar quando necessário, a contemplar sempre e a inevitavelmente celebrar a bondade de Deus. Ensinamos a crianças, jovens e adultos o poder da fé inabalável nos momentos mais variados de nossas vidas. Essa convicção profunda alimenta a pró-atividade e a autoconfiança, promovendo a construção de um mundo mais irmão.

E nossa reflexão encerra-se com o quarto eixo do Programa: A construção de um mundo melhor – essa é nossa GRANDE CONQUISTA – que se perpetua na construção de um EU cada vez melhor, de uma escola cada vez melhor, de uma família melhor, de uma cidade, de um país melhor. Por isso, valorizamos a convivência entre gerações, onde cada um compartilha o que tem de melhor. Avós, netos, mães, pais, filhos, família e escola construindo juntos esse mundo mais irmão.

Para nós do COLÉGIO PIEDADE, os resultados concretos do programa A GRANDE CONQUISTA estão nas PEQUENAS conquistas diárias explicitadas na solidariedade, no voluntariado e no empreendedorismo. A verdadeira GRANDE CONQUISTA está no protagonismo de pessoas do bem, no passo firme de um bebê, na cara sapeca da criança que descobre o mundo, no orgulho do adolescente que chegou lá, na lágrima de felicidade da família no dia da formatura e no olhar atencioso do educador incansável. A verdadeira grande conquista é dizer para si mesmo: eu sou melhor para o mundo ser melhor, eu sou mais para o mundo ser mais, eu tenho convicção de que estou no caminho certo. Eu sou mais PIEDADE!