Horário Complementar – Piedade Total

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

PiedadeTOTAL: o nome do nosso Horário Complementar!

No Colégio Pìedade, o Horário Complementar é especial. Tão especial que tem nome próprio: Piedade Total! O Piedade Total tem como base os pilares do “Jeito Piedade de Educar”: a inteligência, a sensibilidade, a memória e a vontade. No Colégio Piedade, o turno integral é uma opção oferecida para toda Educação Infantil – Piedade Kids – e aos anos iniciais do Ensino Fundamental – Piedade Júnior

Oportunizar ao educando a possibilidade de se desenvolver e relacionar de forma harmoniosa, através da convivência com o outro é um dos objetivos do Piedade Total para criar um espaço acolhedor onde o aluno possa crescer feliz. O Piedade TOTAL surge como um suporte para a família e a certeza de que os filhos estão recebendo boa orientação nos estudos e nas atividades desenvolvidas

Projetos Pedagógicos

PIEDADE KIDS TOTAL

A cultura do diálogo também é uma competência da escola contemporânea, pois é uma habilidade construída no dia a dia e nas interações. Saber comunicar-se; argumentar; autoconhecer-se, autocuidar-se e cuidar do ambiente de co-convivência são aprendizagens essenciais que auxiliam no desenvolvimento e crescimento do indivíduo enquanto cidadão com responsabilidades.

Aqui, os estudantes participam de aulas práticas de culinária – sempre com a supervisão de profissionais capacitados. Diferentemente dos reality shows da televisão, no Mini Chef Piedade não há eliminações. Os estudantes eliminam o “desconhecimento” pois descobrem informações sobre os alimentos, suas texturas e sabores e aprendem a diferenciá-los, deixando o paladar e, até mesmo, o olfato mais aguçado.

O objetivo do projeto é desenvolver e aprimorar as habilidades motoras, como: força, agilidade, velocidade, coordenação e flexibilidade. Além de promover hábitos saudáveis por meio do exercício físico, incentivando sempre a prática correta dos movimentos.
Visando essencialmente a prática da humanização, o projeto oportuniza o aprendizado de valores como base para a formação do cidadão, permeando questões como o respeito, a partilha e a interação na socialização da criança com seus pares.
A arte viabiliza o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e da imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na apreciação de obras produzidas por diferentes artistas. Essa prática incentiva o relacionamento de maneira criativa consigo mesmo, com os outros e com as outras áreas do conhecimento.

Ter saúde não é só cuidar do corpo, mas também da mente, do ambiente, do seu entorno, de ter condições de estudar de forma adequada, de conviver e socializar, de cuidar da higiene corporal, mental e ambiental, é ter autoconhecimento e educar-se emocionalmente e, em caso de doença, ter condições de recuperar seu estado salutar ideal.

No Piedade Total, o horário para estudar e realizar as tarefas é uma importante rotina diária. Durante o Estudo Dirigido, os estudantes contam com a orientação e o auxílio diário de profissionais nessa rotina. Com o tempo, estudar não é mais uma obrigação e sim um hábito.
As práticas de cidadania e de cuidado com o meio ambiente são enfatizadas nas atividades do projeto Geração Sustentável. No dia a dia do Piedade Total, o incentivo de atitudes sustentáveis e ecológicas promovem mudanças práticas e cotidianas que contribuem para novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

PIEDADE JÚNIOR TOTAL

O STEAM é uma abordagem educacional para o aprendizado que utiliza a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e a Matemática como pontos de acesso para guiar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos alunos de forma transdisciplinar.