A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, ético, psicológico, intelectual, social, espiritual.

O Colégio Nossa Senhora da Piedade proporciona a prática da Educação Infantil organizada de modo que as crianças tenham condições de:

1.    explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

2.    familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

3.   deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc.,desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;

4.   ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

 

 

5. explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

6. controlar, gradualmente, o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamentos e ajustando suas habilidades motoras em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;

7. utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
 

8. apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;


9. ampliar as possibilidades de comunicação por meio de variados gêneros orais e escritos e sua participação no uso cotidiano e social;


10. estabelecer  vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social;
11. estabelecer e ampliar, cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
12. observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
13. brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

14. utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva;
15. ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
 16. familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas, histórias em quadrinhos e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faz necessário;
17. identificar as letras do alfabeto de forma contextualizada;
18. descobrir e ampliar a consciência fonológica da língua;
19. interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
 

A organização das turmas da Educação Infantil, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, será realizada considerando a idade completa ou a completar, determinada pela lA organização das turmas da Educação Infantil, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, será realizada considerando a idade completa ou a completar, determinada pela legislação vigente, para matrícula dos alunos do ano que será cursado.

Lista de material escolar:

MATERNAL I                                                                       1º PERÍODO

MATERNAL II                                                                      2º PERÍODO

           MATERNAL III                                                                     CURSO INTEGRAL

                                                                                                            Sugestão de Livros maternal I

                                                                                                             Sugestão de Livros maternal II