A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, ético, psicológico, intelectual, social, espiritual.

O Colégio Nossa Senhora da Piedade proporciona a prática da Educação Infantil organizada de modo que as crianças tenham condições de:

1.    EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DE GESTOS E RITMOS CORPORAIS PARA EXPRESSAREM-SE NAS BRINCADEIRAS E NAS DEMAIS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO;

2.    FAMILIARIZAR-SE COM A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO;

3.   DESLOCAR-SE COM DESTREZA PROGRESSIVA NO ESPAÇO AO ANDAR, CORRER, PULAR, ETC.,DESENVOLVENDO ATITUDES DE CONFIANÇA NAS PRÓPRIAS CAPACIDADES MOTORAS;

4.   AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO MOVIMENTO UTILIZANDO GESTOS DIVERSOS E O RITMO CORPORAL NAS SUAS BRINCADEIRAS, DANÇAS, JOGOS E DEMAIS SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO;
5. EXPLORAR DIFERENTES QUALIDADES E DINÂMICAS DO MOVIMENTO, COMO FORÇA, VELOCIDADE, RESISTÊNCIA E FLEXIBILIDADE CONHECENDO GRADATIVAMENTE OS LIMITES E AS POTENCIALIDADES DE SEU CORPO;

6. CONTROLAR, GRADUALMENTE, O PRÓPRIO MOVIMENTO, APERFEIÇOANDO SEUS RECURSOS DE DESLOCAMENTOS E AJUSTANDO SUAS HABILIDADES MOTORAS EM JOGOS, BRINCADEIRAS, DANÇAS E DEMAIS SITUAÇÕES;

7. UTILIZAR OS MOVIMENTOS DE PREENSÃO, ENCAIXE, LANÇAMENTO, ETC., PARA AMPLIAR SUAS POSSIBILIDADES DE MANUSEIO DOS DIFERENTES MATERIAIS E OBJETOS;

8. APROPRIAR-SE PROGRESSIVAMENTE DA IMAGEM GLOBAL DE SEU CORPO CONHECENDO E IDENTIFICANDO SEUS SEGMENTOS E ELEMENTOS E DESENVOLVENDO UMA ATITUDE DE INTERESSE E CUIDADO COM O PRÓPRIO CORPO;

9. AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO POR MEIO DE VARIADOS GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS E SUA PARTICIPAÇÃO NO USO COTIDIANO E SOCIAL;

10. ESTABELECER  VÍNCULOS AFETIVOS E DE TROCA COM ADULTOS E CRIANÇAS, FORTALECENDO SUA AUTOESTIMA E AMPLIANDO, GRADATIVAMENTE, SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL;

11. ESTABELECER E AMPLIAR, CADA VEZ MAIS AS RELAÇÕES SOCIAIS, APRENDENDO AOS POUCOS A ARTICULAR SEUS INTERESSES E PONTOS DE VISTA COM OS DEMAIS, RESPEITANDO A DIVERSIDADE E DESENVOLVENDO ATITUDES DE AJUDA E COLABORAÇÃO;

12. OBSERVAR E EXPLORAR O AMBIENTE COM ATITUDE DE CURIOSIDADE, PERCEBENDO-SE COMO INTEGRANTE DEPENDENTE E AGENTE TRANSFORMADOR DO MEIO AMBIENTE E VALORIZANDO ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA SUA CONSERVAÇÃO;

13. BRINCAR, EXPRESSANDO EMOÇÕES, SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, DESEJOS E NECESSIDADES;

14. UTILIZAR AS DIFERENTES LINGUAGENS (CORPORAL, MUSICAL, PLÁSTICA, ORAL E ESCRITA), AJUSTADAS ÀS DIFERENTES INTENÇÕES E SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO, DE FORMA A COMPREENDER E SER COMPREENDIDO, EXPRESSAR SUAS IDEIAS, SENTIMENTOS, NECESSIDADES E DESEJOS E AVANÇAR NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS, ENRIQUECENDO SUA CAPACIDADE EXPRESSIVA;

15. AMPLIAR, GRADATIVAMENTE, SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO INTERESSANDO-SE POR CONHECER VÁRIOS GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS E PARTICIPANDO DE DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO SOCIAL NAS QUAIS POSSA CONTAR SUAS VIVÊNCIAS, OUVIR AS DE OUTRAS PESSOAS, ELABORAR E RESPONDER PERGUNTAS;

16. FAMILIARIZAR-SE AOS POUCOS COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E OUTROS PORTADORES DE TEXTO E DA VIVÊNCIA DE DIVERSAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SEU USO SE FAZ NECESSÁRIO;

17. IDENTIFICAR AS LETRAS DO ALFABETO DE FORMA CONTEXTUALIZADA;

18. DESCOBRIR E AMPLIAR A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DA LÍNGUA;

19. INTERESSAR-SE POR ESCREVER PALAVRAS E TEXTOS AINDA QUE NÃO DE FORMA CONVENCIONAL.
 
A organização das turmas da Educação Infantil, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, será realizada considerando a idade completa ou a completar, determinada pela lA organização das turmas da Educação Infantil, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, será realizada considerando a idade completa ou a completar, determinada pela legislação vigente, para matrícula dos alunos do ano que será cursado.