Construindo a própria identidade e o sentido de pertencimento

Aprendendo sobre os espaços em que vivem, os estudantes do 1º ano do Colégio Piedade encantaram-se com o clássico poema “Se essa rua fosse minha”, de Eduardo Amos. A professora Alessandra Silva aproveitou o gosto das crianças pela obra para desafiá-los a construírem uma releitura.

Para tanto, deveriam fazer uma pesquisa de campo, identificando os diferentes lugares de vivência, como casa, escola, praça, rua, bairro para, em seguida, reproduzir suas impressões por meio de desenhos, vídeos, slides, fotos e entre outras. “Observando e identificando características e  particularidades da rua onde moram e dos lugares que frequentam, os alunos fazem um exercício lúdico que beneficia o autoconhecimento e o sentido de pertencimento, elementos fundamentais para uma atuação social, profissional e pessoal bem sucedida na vida”, explica Alessandra.