Aula inovadoras e instigantes são possíveis no regime não presencial?

O distanciamento social parece prejudicar a interação entre estudantes e professores, comprometendo o aspecto criativo das aulas. No Piedade, essa questão foi superada com criatividade e inovação, utilizando instrumentos digitais em aulas desafiadoras e instigantes. Um bom exemplo é o dos alunos do 7º ano que, sob orientação da professora Viviana, de Língua Portuguesa construíram múltiplos saberes com a ferramenta Canva.
Após a realização de pesquisas relacionadas ao tema do projeto interdisciplinar “Ser humano e meio ambiente: regionalidades e contribuições étnicas”,os alunos utilizaram a Canva para produzir infográficos, que unem informações verbais e não verbais, transmitindo conceitos de forma rápida e fácil.
“De fácil acesso e manuseio simples, a Canva viabiliza inúmeras abordagens pedagógicas, desde a elaboração de infográficos à criação de cartazes, newsletter, álbuns, apresentações, vídeos, entre outros, o que contribui substancialmente para a aquisição da autonomia e para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras em âmbito escolar. Utilizá-la em sala de aula constitui uma estratégia significativa de aprendizagem, que promove reflexões para além do conteúdo acadêmico, possibilitando o trabalho em equipe – mesmo que os envolvidos estejam espacialmente distantes – além de aguçar a criatividade, despertando o jovem para o exercício da liderança de forma responsável e colaborativa,” explica Viviana.
A proposta possibilitou a elaboração de sínteses, a relação entre esses dois tipos de linguagem, a apropriação de dados estatísticos, o trabalho em equipe, além de possibilitar a disseminação do conhecimento.