Empatia: uma atitude transformadora

No dicionário, empatia é definida como ação de se colocar no lugar de outra pessoa, aptidão para se identificar com o outro. Ela é entendida pela Neurociência como função da inteligência humana, base para um aprendizado maior, e no mercado de trabalho é entendida como uma característica imprescindível aos bons líderes.
Essa habilidade socioemocional é a base do projeto Empatia: uma atitude transformadora, desenvolvido para as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do Colégio Piedade. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que envolve a construção de saberes nas áreas de Literatura, Redação, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso.
A proposta da equipe de professores é desenvolver com os alunos diversas atividades por meio das quais eles entendam o significado da empatia e como ela pode beneficiar as relações de modo geral, seja na esfera familiar, pessoal, social ou profissional.
“Nos tempos atuais, percebemos que as habilidades sociais humanas vêm se tornando cada vez mais valiosas. A empatia, a cooperação no trabalho em equipe, a percepção de contexto, o pensamento criativo serão diferenciais para quem quiser se destacar no mercado de de trabalho e na sociedade como um todo”, explica a professora de Literatura Daniela. A docente vem desenvolvendo com os alunos práticas acerca dessa temática que culminarão em um encontro virtual com as irmãs da casa Piedade com música, poesia e muita empatia para tocar o coração de todos.