Troca de saberes entre gerações

A troca de saberes entre gerações é uma experiência riquíssima.  Proporcionando momentos únicos de aprendizagem e interação, o Colégio Piedade recebeu Dona Dalva Maria, tia avó da aluna Isabella Macedo, para uma aula bem diferente com a turma do 4º ano do Piedade Junior, o Ensino Fundamental I.

Dona Dalva  mostrou aos educandos uma de suas bonecas e uma linda caminha de madeira, que eram seus brinquedos favoritos. “Quando criança, fazia roupinha e batizado de boneca, corria, saltava, fazia desenhos no ar, contava estrelas. Fiz até o desenho da constelação Cruzeiro do Sul! Brinquei de bola, peteca, bambolê, corda e pião. Li Monteiro Lobato, Olavo Bilac, Vicente Guimarães e outros”, contou ela.

O encontro, que encantou as crianças, também serviu de inspiração para a participação da turma na Mostra Cultural 2019, cujo tema é Sorriso. A apresentação do 4º ano será sobre os brinquedos da década de 60.

Dona Dalva levou também barquinhos de papel para fazer uma dinâmica com os alunos. Ao final, ela presenteou a turma com um acróstico que escreveu para o seu livro de poesias infantis.

A integração entre família e escola é um dos princípios que compõem o Programa A Grande Conquista, diferencial do fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação.

Relembrando a Infância (Dalva Maria)

Infância, querida infância!

Ninos, ninos somos todos!

Fantasias maravilhosas!

Ânimo, força, brilho!

Nuvens no céu são carneirinhos!

Crianças são todas anjos!

Imagens, vemos sempre!

Arco-íris é vida, é luz!