Comunicação e expressão numa aula de youtuber.

A revolução tecnológica proporcionou à pedagogia novos meios para estimular o protagonismo do estudante no processo de ensino aprendizagem.  Em uma aula especial, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I puderam vivenciar um dia de youtuber, participando da elaboração de todo o processo de montagem de um vídeo.

Os youtuber são influenciadores digitais, atividade profissional que nasceu a partir da popularização das redes sociais. Esses profissionais expressam análises e inspiram a opinião de um grande público através de publicações online.

Antes da gravação, houve uma pré-produção com roteirização, análise de entonação vocal, expressão facial, corporal e determinação das escolhas linguísticas. A aluna Luiza Procópio foi a câmara e, após a filmagem, a turma contou com o colega Murilo de Bellis para fazer a edição. Todo o processo proporcionou muitos aprendizados. Os estudantes entenderam as dimensões que envolvem a realização do trabalho, observaram as dificuldades para a preparação e fechamento do vídeo, entendendo o verdadeiro valor desse processo.

A atividade, em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular, estimulou os educandos a utilizarem e criarem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Os alunos puderam reconhecer o papel fundamental da tecnologia dominando o universo digital e sendo capazes de fazer um uso qualificado das diversas ferramentas existentes, compreendendo os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.