Semana da Criança

História Sem Fim

A História Sem Fim é um trabalho de criação de um CONTO, individual e que percorre as três etapas do ano. Na elaboração da história, participam as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Redação, Ciências e Inglês. A fim de viabilizar o trabalho de 2017, os alunos fizeram pesquisas sobre os Biomas, as doenças tropicais, o estatuto do idoso e, através de capítulos, desenvolveram a História Sem Fim, criando situações para utilizarem o que foi pesquisado e, no desfecho da obra, um Blog em Inglês, com tradução em Português. Professora: Aurilene

MOSTRA CULTURAL 2017

MOSTRA CULTURAL 2017 – BIOMAS BRASILEIROS A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha é convidada a ver, julgar e agir. A Campanha da Fraternidade (CF) 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Com o intuito de alertar para o cuidado da criação, o Colégio Nossa senhora da Piedade, trabalhou com os seus alunos a biodiversidade e os biomas brasileiros.

FESTA DA FAMÍLIA 2017

No dia 30 de setembro, realizamos a Festa da Família. O evento reuniu alunos e seus familiares, os funcionários do colégio e a direção. Dedicamos um tempo de nossa festividade para refletirmos sobre a importância da família na formação de nossas crianças e nossos adolescentes. Com muita alegria e entusiasmo todos participaram da gincana da família e assistiram apresentação musical, de circo e de dança. Agradecemos a todos pela participação.

1º ANO E.M. AÇÃO E REAÇÃO

Fotos retiradas na biblioteca com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio realizando o trabalho avaliativo sobre a lei da Ação e Reação. Professor: Agnaldo

Bichos ou plantas 2º Período

Bichos ou plantas: o que mais te encanta? A turma do 2º período está muito animada com o projeto “ Bichos ou plantas: o que mais te encanta?”. Após muitas pesquisas, reflexões, análises e debates, resolvemos enriquecer nosso trabalho com uma produção artística. Produzimos alguns porcos-espinhos por meio da modelagem, utilizando materiais variados. Foi uma diversão incrível! Em breve, vocês poderão ver tudo isso bem de pertinho, em nossa Mostra Cultural, no dia 07 de outubro. Reserve esta data! Professora Kátia Firmino

6º Ano Planificação de sólidos geométricos.

Na 3ª etapa os alunos do 6º ano estão aprendendo geometria através da planificação de sólidos geométricos. Aproveitando o tema "Biomas "da campanha da fraternidade 2017 deram um show em criatividade. Professora Helen

Visita à Fazenda Paladino No último dia 30, a turma do 1° período esteve na Fazenda Paladino realizando uma visita com o objetivo de ter "uma tarde na fazenda". Através de relatos de experiências de algumas crianças, que já tiveram a oportunidade de frequentar sítios e fazendas, bem como as que possuem animais em casa e considerando que alguns animais fazem parte do dia a dia delas, por estarem presentes também em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos, nossa visita tornou-se significativa e cheia de encantamento! Professora Alessandra e Ir.Elisangela

Prática de Biologia de Sistema Digestório! Os alunos verificaram através de experimentos no Laboratório, o funcionamento de algumas enzimas digestivas! Professora Daniela

Aula prática do sétimo ano. A esquistossomose. Os alunos puderam visualizar o casal de vermes do S. mansoni. Puderam perceber a diferença entre o verme macho e o verme fêmea. Confeccionaram o desenho dos vermes e do ciclo da doença. Professora Kátia.

Alunos do 6º ano... De forma bem criativa os alunos do 6º ano constroem seu próprio jogo . De forma ludica aprendem os conteúdos estudados. Professora Helen

Os alunos montaram o cardápio do que eles se alimentaram durante uma semana.Debatemos a importância dos variados tipos de alimentos que compõe a dieta humana!

1º ano :Trabalho de Biologia- Protótipos dos Ácidos Nucleicos DNA e RNA!

Oba!!! As aulas voltaram!! Foi um dia de muita brincadeira e alegria! A turma do Maternal I brincou e se divertiu na cama elástica, brincadeiras na quadra com bola e jogos em sala! Foi um dia para reencontrar os amigos e conhecer os novos coleguinhas. Vejam algumas fotos destes momentos. Professora: Mariana Machado e Auxiliar: Ana Paula

Dando continuidade ao Projeto anual: BIOMAS BRASILEIROS, assistimos a um musical muito animado de Saulo Sabino Produções “VIVA A FAUNA”, associado a Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Sabe quem veio participar desse musical animado? O tamanduá-bandeira, que gosta de dançar um xote, arara-canindé, onça pintada, entre outros animais que fazem parte dos Biomas Brasileiros participaram dessa gostosa brincadeira musical com todos os alunos do nosso Colégio! Apreciem as fotos!!!

Nada melhor que um delicioso chocolate quente cremoso para aquecer neste friozinho!!! Nos divertimos muito pois, os pequenos se entusiasmaram ao saberem que iríamos fazer uma receita (até então uma novidade para eles). Trabalhar na Educação Infantil com receitas é sempre muito estimulante e agradável a todos os envolvidos. Aproveitando as baixas temperaturas podemos contextualizar os eixos temáticos, proporcionando uma aprendizagem efetiva de forma prazerosa. As professoras, juntamente com as crianças, fizeram a receita do Chocolate Quente Cremoso! Forma momentos deliciosos! Apreciem as fotos!!!

Quantas descobertas! Juntos pesquisamos, estudamos, experimentamos e refletimos sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente. Nos ajude a zelar pelo nosso Planeta. Somos parte dele! Turma do 1° ano. Professora Rita

Maternal I no Projeto Os 5 sentidos Durante esta 2ª Etapa o Maternal I está desenvolvendo o “Projeto os 5 sentidos” que pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus sentidos. Nessa fase os alunos do maternal I estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato, todos estes momentos tem o sabor de descoberta. Para trabalharmos o tato mostramos às crianças a textura da lixa, um meio áspero e de um papel liso e o plástico bolha, o olfato mostramos cheiros de flores, cachê de perfume e de chá, no paladar mostramos uma fruta azeda, o limão, onde fizemos um suco. Em todas essas atividades o maternal I criou o registro com as parte do nosso corpo fazendo recortes de revista. Vejam algumas fotos destes momentos. Professora: Mariana Machado -- Auxiliar: Ana Paula

O Colégio Nossa Senhora da Piedade - BH, sediou o VI JOGOS ESTUDANTIS DA CIANSP, no período de 15 a 18 de junho,com a participação das Escolas mantidas pela Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade: Colégio Nossa Senhora de Lourdes - Lavras - MG Instituto Nossa Senhora da Piedade - Flamengo - RJ Colégio São José e São Geraldo - Divinópolis - MG Colégio Nossa Senhora da Piedade - Congonhas - MG Instituto Nossa Senhora da Piedade - Jacarepaguá - RJ. Com notável sucesso do VI Jogos Estudantis e o espírito de integração, agradecemos e parabenizamos a todas as Escolas participantes. Esperamos encontrar, novamente em 2019, no VII Jogos Estudantis, que será sediado pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade - Jacarepaguá - RJ

A turma do segundo período realizou nesse primeiro semestre uma excursão ao Museu dos Brinquedos. Foi uma experiencia incrível, na qual todos os alunos puderam desfrutar de momentos históricos e culturais. Observamos pontos turísticos, ao longo do percurso, realizamos uma socialização com a turma do 1º Período, conhecemos um acervo de brinquedos antigos, bem como a origem dos mesmos, visualizamos a evolução de alguns brinquedos,entre outros tantos pontos abordados em nosso passeio. Além disso, a turma experimentou muitas situações lúdicas, manuseando e produzindo brinquedos, observando exposições e realizando brincadeiras!!! Vejam um pouco do que foi esse dia sensacional! Professora Kátia - 2º Período

A turma do 1º período ficou apaixonada com a vista ao Museu dos Brinquedos. Foi um momento de interação e descobrimento, possibilitando às crianças o conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras do passado, fazendo o resgate de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim interagir com colegas nas brincadeiras. Tivemos uma oficina de construção de peteca e descobrimos que foi um brinquedo criado pelos índios brasileiros. O Museu dos Brinquedos é fruto da coleção reunida ao longo de décadas por Luiza de Azevedo Meyer, a idealizadora do espaço, que nasceu em 1912. Professora Alessandra

Alguns dos nossos momentos onde, utilizamos de diferentes suportes e estratégias para que possamos juntos elaborar, construir nosso aprendizado. Iniciamos a escrita do nome próprio, que é algo que define a criança em primeira instância. Escrever no quadro, é somente uma das inúmeras estratégias que utilizamos. Uma estratégia divertida, que oportuniza a construção coletiva do conhecimento. Outra das nossas estratégias para que nosso aprendizado seja significativo é a realização de jogos e brincadeiras. São momentos de diversão, aprendizado e muita alegria! Professora Juliana – Maternal III

Juntos vamos aquecer o inverno de quem mais precisa de carinho! Cada par de meias doado, é um passo rumo a um futuro mais humano! Faça parte dessa corrente do bem! Incentive, doe, partilhe!!!

CULTURA INDÍGENA Nas aulas de História com a professora Miriam, os alunos do 4º ano B estudaram os primeiros contatos entre índios e europeus e ficaram conhecendo um pouco mais sobre os primeiros habitantes do Brasil e sua influência na nossa vida atualmente. Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo produziu um cartaz com informações e imagens que coletaram para apresentar diferentes aspectos da cultura indígena. Com esse trabalho os alunos concluíram que a história do Brasil não pode ser contada se não falarmos do índio e de sua contribuição para a diversidade cultural. O grande objetivo do trabalho em grupo é o de promover a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo. Além de aprofundar e enriquecer os conhecimentos adquiridos nas aulas de história, os alunos do 4º ano tiveram oportunidade para desenvolver valores sociais importantes como o respeito, a compreensão e a solidariedade, o saber ouvir e falar. Conviver, relacionar-se com o próximo e trabalhar em equipe, habilidades fundamentais para o mundo de hoje, dentro e fora da escola.

ALGUMAS ATIVIDADES DO MATERNAL II, FAZEM PARTE DA NOSSA ROTINA MUITA BRINCADEIRA, PINTURA, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUITO APRENDIZADO!!! NOSSA TURMINHA É REPLETA DE ALEGRIA!!!

Com o tema “ Homenagem à Maria e às Mães”, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do turno da tarde, realizaram apresentações repletas de amor e muita emoção para homenagear aquela que dá o melhor de si e não espera nada em troca, que ama de forma mais completa, que é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo o afeto, pois sua existência é uma ato de amor! Mamães, para todas vocês todo nosso afeto! Apreciem as fotos!

"Para fixar o conteúdo estudado sobre o reino vegetal, partes de uma Angiospermas, fomos ao laboratório de ciências para estudarmos sobre a raiz, caule e a folha. Alguns alunos foram escolhidos para levarem alguns desses vegetais como: batata- inglesa; couve;beterraba; cenoura e cebola. Foi uma aula para conhecermos de perto que tipo de estruturas esses vegetais, em relação a botânica se classificam. A batata-inglesa é um caule subterrâneo do tipo tubérculo; a cebola é um caule subterrâneo do tipo bulbo a beterraba e a cenoura são raízes tuberosas( que armazenam substância nutritiva) e por último analisamos as partes da folha ( folha de couve). Aula interessante. Agora vai ser a vez de estudarmos a flor e o fruto, aguardem!!!!!!!!!!!!" Abraços, Kátia

Projeto Contação de Histórias A fantasia dos contos é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste Projeto iremos desenvolver os sentimentos, emoções e aprender a lidar com as sensações que cada história irá trazer. Os contos conseguem deixar fluir o imaginário e despertar na criança a curiosidade. Desenvolvido por Letícia Equipe Integral

Páscoa do Integral Páscoa é libertação, é amor e renovação da fé, em Nosso Senhor. Ele, sua vida nos deu demonstrando seu imenso amor. Sim por nós Ele morreu, mas na glória ressuscitou. A mensagem que a Páscoa traz é de amor, alegria e esperança, de que no mundo possa haver paz. Abramos o coração, Páscoa é tempo de partilhar, tempo de doar, de fraternidade e comunhão. É tempo de amar e ao próximo estender a mão. Muita diversão e alegria na procura de ovinhos de chocolates, sem esquecer é claro do verdadeiro significado da Pascoa.

Café com as mamães dos alunos do Integral Aconteceu na quarta feira dia 10/05.... As crianças declamaram uma poesia, cantaram e pediram ao Papai do Céu para proteger as mamães. E depois um delicioso cafezinho. Tudo feito com muito amor, afinal elas merecem. Parabéns.

1 - Brincadeira coelhinho-sai-da-toca: Onde os alunos, ao comando da professora, deveriam trocar de tocas ou permanecer na sua. 2 - Brincadeira"pato-ganso": Brincadeira de roda, onde todos são patos e o aluno que está de pé nomeia quem será o ganso. Este deverá correr atrás do aluno que o nomeou e tentar pegá-lo. 3 - Brincadeira "Pega-pega - gelinho/gelão": Uma brincadeira congelante, onde quem era pego deveria ficar parado, de estátua, em pé ou agachado, e para ser salvo o colega tinha que passar por baixo das pernas ou saltar por cima, dependendo de como a estátua estava. 4 - Desafio: Circuito com atividades que têm por objetivo desenvolver as habilidades coordenativas dos alunos, como saltar, correr e rolar;e a noção de lateralidade.

Aconteceu no dia 26/04/2017 e foi muito bom e interessante, pois aprendemos muitas coisas legais sobre a Páscoa. Aprendemos que a Páscoa é VIDA NOVA de Cristo e sendo assim, também devemos renovar nossas vidas todos os dias. Na nossa Celebração de Páscoa teve muitas apresentações: músicas, jogral, poesia, teatro, monólogo. Ah!!!.... Teve também um lanche bem gostoso: pão e suco de uva! Isso foi para representar o corpo e o sangue de Cristo... a VIDA NOVA para todos. Texto produzido coletivamente 3º ano - Manhã

O Maternal I adorou participar da Semana da Literatura Infantil. Foram momentos que oportunizaram aos nossos pequenos o contato com a leitura através de contação de histórias e manuseio de livros, práticas que são fundamentais para ampliar o vocabulário, contribuir para a organização do pensamento, estimular a criatividade e aguçar o prazer pela leitura desde pequenos. Vejam algumas fotos desses momentos. Professora: Mariana Machado

Semana Literária na Educação Infantil “Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...”. (Fanny Abramovich) A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança escutar muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a mesma descobre a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. É muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento. Na semana literária tivemos contação de histórias e teatro, para incentivar e tornar ainda mais significativa a literatura infantil e todo o universo maravilhoso que ela nos traz! Apreciem as fotos!

Nós, alunos do 1º ano, gostamos muito de pesquisar e estudar sobre a natureza, os animais, os índios...

Semana da Alimentação A turma do segundo período participou, junto com toda Educação Infantil, da semana da alimentação. O intuito da atividade proposta, foi conscientizar as crianças sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis, bem como aprender a classificar os alimentos. Nos divertimos, aprendemos e nos deliciamos com a experimentação de um suco de frutas e legumes, com a construção de um mural com artes plásticas, além de um delicioso e animado piquenique. Vejam só alguns registros desses momentos:

Projeto Horta - Integral Este projeto enfoca a importância de incentivarmos o cuidado com as plantas em que vivemos e propiciarmos aos nossos pequenos o contato desde cedo com a natureza. Portanto, acreditamos que devemos propiciar aos alunos momentos em que eles aprendam a respeitar, zelar e a cuidar do meio ambiente, para que as crianças sintam se como parte do ambiente. Durante o plantio a alegria foi geral.... Agora vamos acompanhar o crescimento!

Aconteceu na Educação Infantil "Semana da água". No 1º período foi trabalhado o tema água com vídeos educativos, atividades e histórias, sempre destacando a importância da preservação da água para a sobrevivência do ser humano e contra o desperdício. A turma João e o pé de feijão o criou dentro de sala a frase que seria falada durante a passeata que foi "Salve a nossa água". No dia 22, onde se comemora o Dia internacional da água, foi realizada uma passeata dentro da escola com o objetivo conscientizar sobre o uso da água, as crianças e as professoras buscaram transmitir a mensagem de preservação desse recurso natural e de como a água é importante para a existência da vida. Professora Alessandra Silva – Turma : 1º período

No dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água, e as turminha da Educação Infantil do Colégio Piedade fizeram parte dessa comemoração! Realizaram juntamente com as professoras uma passeata pelo colégio, levando a todos a mensagem de conscientização, de valorização do nosso bem mais precioso, a água! Os cuidados com a saúde e com o meio ambiente são atitudes constantes da prática de quem busca a preservação da nossa casa comum, o nosso meio ambiente! Apreciem as fotos desse momento de aprendizado e diversão!

Atividades lúdicas, brincadeiras e rodas de conversas, são algumas das estratégias de intervenções presentes no Maternal III para trabalhar as letras do alfabeto. Na brincadeira “Balão de Letrinhas”, cada criança ganhou um balão com uma letrinha dentro, ao estourar descobrimos a letrinha! Com muita brincadeira e afeto vamos descobrindo o universo das letras! Apreciem as fotos! Professora Juliana – Mat III

O CARNAVAL É A FESTA POPULAR MAIS CELEBRADA NO BRASIL E QUE, AO LONGO DO TEMPO, TORNOU-SE ELEMENTO DA CULTURA NACIONAL. PORÉM, O CARNAVAL NÃO É UMA INVENÇÃO BRASILEIRA NEM TÃO POUCO REALIZADO APENAS NESTE PAÍS. A HISTÓRIA DO CARNAVAL REMONTA À ANTIGUIDADE, TANTO NA MESOPOTÂMIA QUANTO NA GRÉCIA E EM ROMA. NA FESTA DE CARNAVAL NÃO PODE FALTAR UMA BOA MÚSICA, AS CRIANÇAS CAIRAM NA FOLIA... O ABRE ALAS QUE O MATERNAL QUER PASSAR... O ABRE ALAS QUE O MATERNAL QUER PASSAR... MATERNAL I ,II e III- PROFESSORAS: MARIANA, ROSE e JULIANA

A adaptação precisa ser lenta e gradual, respeitando o tempo de cada criança, de cada família, de cada pai, de cada mãe. Assim, esse processo acontece em um tempo indeterminado, com avanços e retrocessos. Ainda que tenha uma semana destinada à adaptação, ela não terminou ali. Momento em que nossa rotina começou a se configurar de maneira acolhedora e divertida, com histórias, brincadeiras, arte, música, entre outros momentos e atividades. Os choros de entrada passaram a ser mais curtos, até que se findaram totalmente. As crianças que se sentiram mais seguras passaram a acolher as que ainda estavam inseguras. E o vínculo das crianças conosco (professoras), com as crianças e com os outros adultos da escola foi se estabelecendo. Daqui a alguns meses as crianças passarão a circular com autonomia pela escola, correndo e pulando, reconhecerão os outros professores e funcionários da escola e todas as crianças do grupo pelo nome. Apreciem nossos momentos de pura alegria e descontração! Professora Rose - Maternal II

Visita à Biblioteca para conhecerem um pouco mais sobre o bioma brasileiro "Mata Atlântica"

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente. É esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. A adaptação das alunas do Maternal 1 aconteceu de uma forma bem tranquila e serena, como mostra as imagens abaixo. As alunas brincando na quadra, sala de psicomotricidade, no momento do lanche e da partilha da frutinha, momentos de manusear os livros e ouvir histórias. PROFESSORA: MARIANA MACHADO

Turma 4º ano Visita ao Laboratório de Ciências para realizarem uma experiência sobre como ocorre a erupção dos vulcões. "Ser pedagoga é nunca deixar a criança que há em nós vir a sucumbir!!!" Ladyane Raphaele de Oliveira Pedagoga

 

Nosso Espaço