O Ensino Fundamental atende a faixa etária de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos, com 9 (nove) anos de duração, conforme legislação vigente.

É oferecido em regime de ano de escolaridade (1º ao 9º) ano, enfatizando o desenvolvimento integral dos educandos de modo que os alunos tenham condições de:

1. desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, da pesquisa e do cálculo;

2. compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes  e os valores em que se fundamentam a sociedade;

3. desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, como instrumentos para uma visão crítica do mundo;

4. fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
5. ter maior consciência da cidadania e facilitar a melhor inserção do educando no ambiente social;

6. participar de atividades corporais mantendo relações equilibradas com os colegas, respeitando as características físicas e o desempenho de cada um;

7. manter atitude de respeito repudiando a violência e desenvolvendo a solidariedade em situações lúdicas e esportivas;

8. aprender com a pluralidade, conhecendo diferentes manifestações culturais como forma de integrar pessoas e grupos sociais;

9. reconhecer-se como integrante do ambiente adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais percebendo seus efeitos sobre as próprias condições de saúde e sobre a melhoria da saúde de todos;

10. praticar atividades de forma equilibrada com regularidade e perseverança regulando e dosando o esforço de acordo com as possibilidades de cada um, permitindo o aperfeiçoamento das competências corporais;

11. reconhecer as condições de trabalho que comprometem o desenvolvimento, identificando as atividades que põem em risco o seu desenvolvimento físico;
12. desenvolver espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde e estética, evitando o consumismo e o preconceito;


13. reconhecer o lazer como um direito do cidadão, tendo autonomia para interferir no espaço e reivindicar locais adequados para as atividades corporais de lazer;


14. estabelecer relações entre meio ambiente e a formas de vida que ali estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;

15. explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade, interesse e preservação pela natureza;

16. reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

17. comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados, relações espaciais e medidas utilizando a linguagem moral e a linguagem matemática.

Lista de material escolar:

1º Ano                5º Ano                 9º Ano

2º Ano                6º Ano                 Curso  Integral 1º ao 5º Ano

3º Ano               7º Ano

4º Ano               8º Ano

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Os alunos do 4º ano adoraram aprender sobre a Cadeia Alimentar de uma maneira diferente! Através de um jogo bem divertido e dinâmico, puderam perceber como ocorre o desequilíbrio e quais são suas consequências para a cadeia alimentar e para os seres vivos.

                                                                                                                               Professora Ladyane