Ensino Fundamental I – Piedade Júnior

Do 1º ao 5º Ano

No Ensino Fundamental I trabalhamos para que o aluno alcance uma boa concentração, capacidade de relacionar ideias e de se expressar por escrito.  Investimos na arte e na cultura para a formação da sensibilidade e para o desenvolvimento da criatividade.  A iniciação musical aguça a percepção e integra variados ritmos, elevando o status cultural. Nas práticas esportivas, o estudante desenvolve a consciência corporal, entende seus limites físicos e exercita o trabalho em equipe.

Ler, escrever e criar

A arte e a cultura têm papel fundamental na formação da sensibilidade e, ao lado do incentivo à leitura e à pesquisa, ajudam no desenvolvimento da criatividade.

Utiliza-se a iniciação musical para aguçar a percepção, a discriminação dos tempos da música em variados ritmos e a integração sócio-cultural através desta linguagem universal.

A criança necessita desenvolver e aperfeiçoar o hábito da leitura, utilizando portadores diferenciados, para aprender a adequar o tipo de texto às necessidades de cada situação, seja informativo, instrucional ou de entretenimento.

Corpo, mente e coração

Integrando-se as diferentes tecnologias propicia-se o desenvolvimento da criticidade e de habilidades específicas. A utilização plena da linguagem matemática favorece o entendimento e análise de situações para solucionar os desafios cotidianos. A reflexão dos valores cristãos contribui para uma formação que busca a paz, o respeito e a solidariedade.

Ensino contextualizado

O estudo de um idioma estrangeiro amplia os horizontes da vida acadêmica e cultural, colocando a criança em contato com outra cultura e outra estrutura de comunicação, oral e escrita. Ao participar de atividades físicas, o aluno desenvolve a consciência do corpo, de seus limites e exercita o trabalho em equipe. Cuidar do ambiente deve ser uma preocupação cotidiana, para que se torne um hábito, pois é através do conhecimento e da ação que o respeito desenvolvido.

O programa que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação.