Estudante propõe espontaneamente a resolução de uma situação e impressiona

O Colégio Piedade uniu os projetos “Leitura de Princípios” e “Educação Financeira” para proporcionar aos estudantes do 1°ano do Ensino Fundamental uma vivência multidisciplinar por meio da qual eles construíram amplos e relevantes saberes. A partir do livro “A economia de Maria” de Telma Guimarães Castro Andrade, as crianças entenderam conceitos complexos em relação ao dinheiro e à economia doméstica ao mesmo tempo em que puderam exercitar o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas, a persuasão e o trabalho em equipe, entre outras.

Um fato chamou atenção da equipe pedagógica por comprovar, na prática, a eficácia da iniciativa. Como culminância do projeto, a professora propôs às crianças a realização de uma feira virtual. Uma aluna, para promover a venda de seus produtos da roça, realizou o sorteio de um queijo. A vencedora foi Alessandra! Como tanto a professora da turma quanto a coordenadora do segmento partilham o mesmo nome, e no papel não constava o sobrenome, a estudante teve a iniciativa de propor que ambas dividissem o prêmio, em uma clara iniciativa para solucionar a questão.

“Além de estimular o espírito empreendedor, a atividade reforçou os conteúdos de disciplinas do currículo escolar, como o raciocínio matemático, habilidades artísticas, e a linguagem escrita e oral para a divulgação dos produtos. A cereja do bolo, é claro, ficou por conta das demonstrações espontâneas de desenvolvimento habilidades socioemocionais, o grande diferencial do século XXI, tanto no que diz respeito ao mercado de trabalho quanto às relações interpessoais”, comemorou a professora Alessandra Silva.