Como construir saberes de diferentes áreas a partir da Literatura?

Integrar a construção de conhecimentos em áreas tão distintas como Ciências, História, Geografia e Literatura é um desafio. No Colégio Piedade, essa experiência enriquecedora foi possível para os estudantes do 3º ano a partir de um instrumento da cultura popular, o Cordel Rural, que relata o cotidiano do povo sertanejo.
A poesia popular, cujos textos possuem ritmo marcado e muitos recursos de repetição, serviu de base para o entendimento de questões interdisciplinares como a diversidade animal, a importância do campo para os grandes centros urbanos ou a participação ativa do emigrante camponês para construção do Brasil. Os alunos puderam eleger um destes temas centrais para criar seus próprios folhetos de Cordel.
A atividade estimulou a curiosidade dos estudantes e suas obras foram tão ricas quanto suas fontes de pesquisa. Sofia Xavier enriqueceu seu trabalho assistindo ao filme “O Auto da compadecida” com a família. Lucas Rezende se inspirou na migração dos sertanejos. Já Marina Cabral mostrou em seu folheto a vida dos animais vertebrados e invertebrados. Todos apresentaram suas criações em uma aula ao vivo que emocionou e deixou a professora cheia de orgulho.

A GRANDE CONQUISTA!

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

Notícias mensais