Estudantes fazem uma viagem no tempo!

O desejo de viajar pelo tempo atravessa gerações,  povoando o imaginário de crianças, jovens e adultos. Não à toa, as obras de ficção científicas que abordam a temática são sucesso garantido. Mas essa viagem é possível? Sim, pelo menos para os alunos do pelo 4º ano do colégio Piedade, que realizaram essa façanha utilizado a imaginação e a disciplina de História.

A aventura começou na sala de aula, conhecendo algumas brincadeiras indígienas. Para que os alunos pudessem conhecer um pouco da história dos brinquedos e passatempos antigos, foi proposta uma atividade na qual eles entrevistaram um adulto de casa, pai, mãe ou avós, sobre como se divertiam na infância.

“Além de estimular o diálogo e a interação entre os familiares, é também uma grande oportunidade para que os alunos percebam as diferenças culturais. Eles podem pensar nas transformações do mundo em que vivem. Esperamos que sejam capazes de reconhecer a História como resultado da ação do ser  humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo”, explica Isabela Toledo, gestora escolar.

Os estudantes partilharam suas descobertas identificando as brincadeiras antigas mais populares e fabricando brinquedos com material reutilizável. Fechando essa inesquecível experiência de aprendizagem,  a turma, junto à professora Abigail Gomes, organizou uma exposição com suas obras, batizada por eles de “Voltando no tempo”.