Fé, cidadania e política, Colégio Piedade faz lançamento da Campanha da Fraternidade 2019.

Numa cerimônia que reuniu fé, cidadania, política e história, o Colégio Piedade promoveu, na tarde da última terça-feira, 12/03, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 para os alunos do Ensino Fundamental I. O tema da campanha “Fraternidade e políticas públicas”, rendeu uma verdadeira aula de cidadania, bem-comum, liberdade, direito e justiça, temperada com fé.

O hino oficial e o cartaz da Campanha da Fraternidade compuseram o ambiente da solenidade, com a Bíblia entronizada. Nas boas vindas, a professora de Ensino Religioso, Elisangela de Souza Fernandes, fez uma breve apresentação do tema e um convite à reflexão.

“Queridas crianças e demais participantes, vamos pensar e rezar juntos nesta Campanha da Fraternidade de 2019 que vem nos falar de cidadania, bem comum, liberdade, direito e justiça. Com esta Campanha, vamos aprender a participar mais da vida em comunidade. Em exercício da fraternidade, vamos nos dar as mãos e rezar juntos um Pai-Nosso”, disse.

Após a oração, feita de mão dadas, o encontro seguiu com cânticos e a leitura de textos concernentes ao tema. Alguns alunos fizeram um panorama sobre a origem da democracia, na Grécia antiga, onde os moradores se reuniam em praça pública para discutirem o destino da cidade. Todos tinham o direito de falar, opinar e de discordar.

A tolerância e respeito às opiniões contrárias também foi abordada, ressaltando que uma ideia precisava ser combatida com argumentos e não com insultos.

Os presentes ouviram atentamente a leitura do trecho bíblico que inspirou a campanha Is 1,27: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Política é a arte de governar uma cidade, um Estado, ou um país, como povo, pelo povo e para o povo. Esta Campanha é um instrumento para fortalecer a cidadania e o bem comum, como sinais de fraternidade.

Tudo ocorreu em harmonia fraterna, exatamente como deve ser na vida em comunidade.