Projeto Entrelinhas leva estudantes a uma viagem pelo universo de Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Muito mais do que apresentar um conteúdo, o Projeto Entrelinhas do colégio Piedade, que integra o Programa A Grande Conquista da Rede Piedade de Educação, proporciona aos alunos uma imersão no universo do objeto de estudo, transformando a aprendizagem em uma experiência inesquecível. Através da prática interdisciplinar, a iniciativa tem foco central na produção textual, abrangendo, além de Português, Redação e Literatura, conteúdos de História e Geografia, e estimula habilidades como socialização, autonomia e pesquisa.

A proposta levou os estudantes do PiedadeVest (Ensino Médio) a uma viagem a Cordisburgo  para conhecer  onde nasceu o autor Guimarães Rosa. Já o PiedadeMax ( 9 ano do Ensino Fundamental ) partiu para Itabira, terra do poeta Carlos Drummond de Andrade, ambas no interior de Minas Gerais.

“As aulas de campo são uma importante ferramenta pedagógica para o processo ensino – aprendizagem. Vimos um potencial no projeto e o ampliamos para além da sala de aula, tornando-o mais atrativo e divertido. Dessa forma, despertamos o interesse dos alunos e fazemos com que eles aprendam detalhes e nuances diferentes de uma aula tradicional”, explica o coordenador Ivan Westin.

A segunda e conclusiva etapa do Entrelinhas 2018 aconteceu no último sábado, dia 20/10, no auditório do colégio, com a  presença de pais, alunos e comunidade escolar.  Os estudantes apresentaram peças teatrais com os textos de Guimarães Rosa e recitais das poesias de Drummond. Em seguida, o público foi convidado a visitar as salas de aulas que abrigavam exposições com as obras produzidas por eles no decorrer do projeto como varal de poemas, maquetes de lugares de Itabira e Cordisburgo, caricaturas dos escritores entre outros. Engajados, os alunos fizeram instalações nas duas salas com características dos tempos dos dois ícones da literatura brasileira.